22 outubro 2025

Falar de direitos culturais é falar de cidadania, de acesso e de pertencimento. Na quarta-feira, 22 de outubro, às 10h (ARG/BRA/CHL), será realizado o seminário online “DeclarAcción: Direitos Culturais desde o Cone Sul”, um encontro que convida a refletir sobre o papel da cultura nas políticas públicas contemporâneas e na vida das comunidades.

A abertura será conduzida por Giselle Dupin, jornalista e gestora cultural, coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil e enlace técnica do Programa IberCultura Viva.

O diálogo reunirá três vozes de referência na região: Jazmín Beirak (Espanha), diretora-geral de Direitos Culturais do Ministério da Cultura; Paola de la Vega (Equador), educadora, pesquisadora e doutora em Estudos Culturais Latino-Americanos; e Alexandre Santini (Brasil), presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa. A mediação será do sociólogo chileno Tomás Peters, professor da Universidade do Chile.

O seminário é organizado pela Municipalidade de Concepción (Chile), pela Secretaria de Educação, Culturas e Esportes de Quilmes (Argentina) e pela Secretaria Municipal das Culturas de Niterói (Brasil), com o apoio de IberCultura Viva, da Seremi Región del Biobío – Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio, do Programa Red Cultura e de Mercociudades.