30 outubro 2025

O interesse e a participação despertados pelo curso internacional “Cultura viva, alfabetização midiática e inteligência artificial” confirmaram algo que já intuíamos: pensar a tecnologia a partir da cultura comunitária é uma necessidade compartilhada. Por isso, todas as aulas síncronas serão abertas e públicas, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IberCultura Viva.

A aula inaugural foi realizada em 20 de outubro, com a participação de autoridades do programa e da Secretaria de Cultura de Comodoro Rivadavia, idealizadora da iniciativa por meio de seu Programa de Cultura Digital e Alfabetização Midiática, com o apoio do IberCultura Viva.

As próximas sessões acontecerão nas segundas-feiras 3, 10 e 17 de novembro, às 17h30 (horário da Argentina), e aprofundarão os eixos centrais da proposta: a alfabetização midiática crítica, a cultura digital comunitária e os desafios éticos e criativos da inteligência artificial generativa.

As aulas estarão a cargo de Laura De La Torre e Horacio Avendaño, coordenadores do Programa de Cultura Digital, junto com Sebastián Novomisky, especialista em educação e tecnologias voltadas à inteligência artificial.

Próximas aulas abertas (sempre em espanhol):
3/11 – Da cultura comunitária à digitalização da cultura
10/11 – Alfabetização midiática e informacional: chaves para compreender a cultura digital comunitária
17/11 – Inteligência artificial generativa: modelos para uma cultura do pensamento

Mais de 250 pessoas de 19 países e 182 municípios fazem parte desta experiência, selecionada entre inúmeras propostas da região. Um espaço que entrelaça cultura comunitária, educação popular e novas tecnologias para fortalecer o pensamento crítico e a ação coletiva a partir do sul.

Assista: