07 novembro 2025

O curso internacional “Cultura viva, alfabetização midiática e inteligência artificial” reúne mais de 250 pessoas de 19 países ibero-americanos em uma proposta que articula cultura comunitária, educação popular e novas tecnologias.

Promovido pela Secretaria de Cultura de Comodoro Rivadavia (Argentina) com o apoio do Programa IberCultura Viva, o curso propõe refletir sobre os impactos da revolução tecnológica nas práticas culturais e comunicacionais, a partir de uma perspectiva comunitária, crítica e inclusiva.

Devido ao grande interesse despertado, todas as aulas síncronas são abertas ao público e permanecem disponíveis no canal do IberCultura Viva no YouTube.

Acompanhe o ciclo de aulas abertas (17h30 – horário de Brasília):

20/10 – Aula inaugural: Presentación del curso y diálogo sobre cultura viva, inteligencia artificial y alfabetización mediática
03/11 – Aula 1: De la cultura comunitaria a la digitalización de la cultura
10/11 – Aula 2: Alfabetización mediática e informacional
17/11 – Aula 3: Inteligencia artificial generativa: modelos para una cultura del pensamiento

A proposta busca compreender como as tecnologias digitais podem ser apropriadas de forma democrática e colaborativa, valorizando os saberes locais, as redes comunitárias e o papel das culturas vivas na construção de uma cidadania digital mais justa e participativa.