Editais
Como inscrever-se no seminário “Cultura comunitária, mulheres, gêneros e diversidade”
Três seminários virtuais e gratuitos serão realizados durante o 4º Encontro de Redes IberCultura Viva com sessões semanais entre 16 de setembro e 7 de outubro. As vagas são limitadas, e para participar é necessário se inscrever na plataforma Mapa IberCultura Viva. Ainda que seja possível se inscrever nas convocatórias dos três seminários, as pessoas só poderão ser selecionadas para participar de um deles.
As inscrições para o seminário “Cultura comunitária, mulheres, gêneros e diversidade” estarão abertas até 10 de setembro, às 18:00 (hora de Brasília e Buenos Aires). As pessoas postulantes devem trabalhar em organismos públicos de cultura, ser gestores/as culturais independentes em atividade ou membros de organizações culturais de base comunitária ou de povos originários.
Podem participar pessoas dos 11 países membros do programa IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. A seleção contempla até 120 vagas. Além de repartidas equitativamente entre os países participantes, as vagas devem ser divididas entre pessoas vinculadas a organizações culturais comunitárias e pessoas vinculadas a governos locais.
Esta atividade se realiza de maneira colaborativa com a Direção de Artes do Ministério de Cultura do Peru, a Direção Nacional de Cultura do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai, e a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB). As aulas serão realizadas em espanhol, entre 16 de setembro e 7 de outubro, em sessões virtuais semanais, às quartas-feiras, das 15h às 17h, considerando o horário de Brasília e Buenos Aires (Argentina). Será utilizada a plataforma Moodle, localizada em https://formar.cultura.gob.ar.
A seguir apresentamos um guia para ajudar na inscrição.
Onde estão os formulários de inscrição para participar do seminário?
Para inscrever-se neste seminário virtual é necessário registrar-se primeiro como agente cultural no Mapa IberCultura Viva: https://mapa.iberculturaviva.org/. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individual e coletivo. Por agentes individuais compreendemos as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, entidades, povos originários, coletivos, agrupações e instituições. No caso desta convocatória, basta que se registre o perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição).
Passo 1 | Cadastro
Na página inicial da plataforma, clique em “Entrar”.
Vá a “Registrarse” e faça seu cadastro de usuário, preenchendo as informações pedidas (e-mail e senha). Depois, clique em “registrarse”. Obs: O campo “Registrarse” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingresar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”)
Com o login registrado, você pode criar um ou mais perfis de agentes em seu cadastro. Preencha todos os campos marcados com o símbolo “*” e selecione ao menos uma área de atuação, no lado esquerdo da página. Para salvar os dados preenchidos, clique em “Salvar”, no canto superior direito.
Se estiver cadastrando um agente individual (pessoa física), preencha o cadastro com o número do CPF. Se for agente coletivo com personalidade jurídica, digite o CNPJ. Caso seja um agente coletivo sem personalidade jurídica, deixe o campo em branco. Na sequência, a data de nascimento é para pessoas físicas, e a de fundação, para pessoas jurídicas.
Na segunda parte do cadastro, em “Localização”, escolha entre as opções “Pública” ou “Privada”. Se escolher o primeiro, seu endereço ficará visível para todos e estará também no mapeamento georreferenciado.
Atenção: é obrigatório completar todos os campos do endereço. Caso algum dos campos do endereço esteja em branco, não será possível enviar a inscrição. (CEP = Código postal)
Descrição: Redija um pequeno texto descritivo sobre os trabalhos que já realizou e finalize os dados cadastrais.
Vídeos: Você pode adicionar conteúdo multimídia no seu perfil. Se quiser adicionar um vídeo, clique em “Adicionar vídeo” e cole a URL do vídeo no campo “Endereço do vídeo”. Complemente o campo título e clique em “Enviar”. É necessário que este vídeo esteja em algum endereço externo, como YouTube ou Vimeo. Você também pode adicionar imagens à sua galeria, clicando em “Adicionar imagem”.
Atenção: Não se esqueça de que para cada etapa preenchida é necessário salvar os dados inseridos no canto superior direito da tela (“Salvar”).
Se a pessoa responsável pela inscrição já participou de outro edital IberCultura Viva por meio desta plataforma, deve se registrar mais uma vez como agente?
Não. Pessoas que já participaram de algum edital do programa publicado no Mapa IberCultura Viva, ou já completaram seu perfil nesta plataforma, não necessitam registrar-se uma vez mais como agentes; basta ingressar em seu perfil para iniciar a inscrição.
O campo “Registrarse” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingresar” para ter acesso ao seu perfil. Obs: Na primeira vez, ao fazer o registro, o agente é direcionado automaticamente para o perfil. Depois, será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.
Uma vez concluído o registro de agente, onde encontrar o formulário de inscrição do edital?
Quando tiver o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior da tela) e vá até o arquivo que aparece com o título “Seminário virtual “Cultura comunitária, mulheres, gêneros e diversidade” ”. (O formulário se encontra em espanhol e português; o regulamento também aparece primeiro em espanhol, depois em português).
Para iniciar sua inscrição, clique no campo de busca, localize o seu nome (o registro de agente individual/pessoa física previamente cadastrado) e selecione a opção “Realizar inscrição”.
Complete as informações requeridas no formulário de inscrição. A qualquer momento é possível salvar os dados de sua inscrição utilizando o botão “Salvar” no canto superior direito. Feito isso, é possível sair da plataforma e continuar o preenchimento em outro momento (antes do término do período de inscrições).
Que documentos é preciso completar e/ou enviar?
Além de completar o formulário que se encontra para a inscrição, é necessário enviar uma cópia do documento de identidade e alguma documentação que comprove sua vinculação com governos locais ou organizações culturais comunitárias (OCC). (As vagas serão repartidas equitativamente entre os países participantes e entre pessoas vinculadas a órgãos públicos e OCCs).
A documentação comprobatória (contratos de trabalho, contracheques, carta de superiores, etc) deve ser escaneada ou fotografada e enviada no próprio formulário que se encontra na plataforma (há um botão “Enviar” ao lado dos campos correspondentes).
Como saber se a inscrição foi realmente enviada?
Caso o registro de agente na plataforma não tenha sido completamente preenchido, não será possível enviar sua inscrição. O sistema apresentará um alerta (um ponto de exclamação “!” em vermelho, em que se deve clicar para saber onde está o problema). Se o erro estiver no registro de agente, será necessário clicar no seu nome ou na sua imagem de perfil, acessar “Meu perfil” e editar seu registro, completando todos os campos do formulário que estiverem marcados com o símbolo “*”. Também é preciso selecionar ao menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página de registro.
A proposta será enviada para a participação no edital somente após o preenchimento de todos os campos do formulário e a inclusão dos anexos obrigatórios. Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio, não será possível editá-la. A plataforma exibirá a tela de confirmação do envio (o dia e o horário do envio aparecerão na tela com uma tarja verde).
Confira o regulamento: https://bit.ly/3b18Ac1
Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/149/
Consultas: programa@iberculturaviva.org
Leia também: