Notícias
Começa o Encontro Nacional de Pontos de Cultura da Argentina
Em 12, nov 2022 | Em Notícias |
Nesta sexta-feira, 11 de novembro, teve início o Encontro Nacional de Pontos de Cultura da Argentina. Neste primeiro dia de atividades no Centro Cultural Kirchner, na cidade de Buenos Aires, organizações comunitárias de todo o país participaram de palestras, oficinas, fórum e da Feira de Políticas Públicas.
A cerimónia de abertura contou com a presença de Federico Prieto, secretário de Gestão Cultural do Ministério de Cultura da Argentina e vice-presidente do IberCultura Viva; Laura Bianchi, diretora nacional de Diversidade e Cultura Comunitária, e Natalia Roche, diretora de Programas Socioculturais.
Também participaram das atividades Diego Benhabib, coordenador dos Pontos de Cultura da Argentina, e os responsáveis por cada região do programa. Atualmente, mais de 1.500 coletivos e organizações compõem a Rede Nacional de Pontos de Cultura.
A inauguração foi realizada com o conversatório “Construindo a democracia a partir da cultura comunitária”, que teve como palestrante principal Taty Almeida (Mães da Praça de Maio – Linha Fundadora).
A programação seguiu com a oficina “Promovendo a cultura indígena”, com Pontos de Cultura Indígena e referências do Instituto Nacional do Índio (INAI), rodadas de saberes (fóruns regionais) e a oficina “Prevenção da violência de gênero nos espaços culturais” , a cargo do Ministério da Mulher, Gênero e Diversidade da Nação.
O encontro continua neste sábado no Centro Cultural Kirchner, com oficinas, capacitações, fóruns, conversatórios e apresentações artísticas. Um ato institucional também está previsto, com a participação do ministro de Cultura da Argentina, Tristán Bauer.
Outra atividade programada é um conversatório sobre cultura viva comunitária na América Latina, com a participação de Célio Turino, um dos criadores dos Pontos de Cultura no Brasil; de Alexandre Santini, secretário das Culturas de Niterói; de Flor Minici, secretária da Unidade Técnica do IberCultura Viva, e de representantes de Pontos de Cultura argentinos.
Leia também:
Começou o Encontro Nacional de Pontos de Cultura 2022 no Centro Cultural Kirchner