17 outubro 2025

Como traduzir em práticas coletivas os impactos da revolução tecnológica sobre a cultura viva? Essa é a pergunta que dá início ao curso internacional “Cultura viva, alfabetização midiática e inteligência artificial”, cuja aula aberta será realizada nesta segunda-feira, 20 de outubro, às 17h (horário de Buenos Aires), com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura de Comodoro Rivadavia, por meio de seu Programa de Cultura Digital e Alfabetização Midiática, com o apoio do IberCultura Viva, e reúne 255 participantes de 182 municípios e 19 países ibero-americanos.

A aula inaugural contará com a participação de Liliana Peralta, secretária de Cultura de Comodoro Rivadavia; Flor Minici, secretária técnica do IberCultura Viva; Diego Benhabib, consultor em Redes e Formação do Programa; Giselle Duppin, enlace técnica do Brasil do Programa, autoridades municipais e a equipe do Programa de Cultura Digital e Alfabetização Midiática, que apresentará a metodologia de trabalho e fará uma demonstração da plataforma educativa.

Para Flor Minici, o compromisso do IberCultura Viva é enfrentar os desafios contemporâneos da inteligência artificial a partir do olhar da cultura viva comunitária.“A inteligência artificial nos convida a repensar a relação entre tecnologia e humanidade. O compromisso do IberCultura Viva é criar espaços de formação e diálogo que integrem inovação e direitos culturais, para que o avanço tecnológico caminhe junto com a ética, a diversidade e o fortalecimento das comunidades.”

“Que Comodoro tenha sido escolhida entre tantas cidades da Ibero-América é um orgulho e um sinal de que o trabalho contínuo em cultura digital dá frutos. Somos uma cidade que ensina, que compartilha e que olha para o futuro”, afirmou a secretária de Cultura, Liliana Peralta, ao destacar a importância de a experiência local liderar a abertura do curso internacional.

Por sua vez, Diego Benhabib destaca a relevância da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, que acompanha o desenvolvimento do curso desde a sua concepção. “A Rede é um espaço de cooperação e aprendizagem entre governos locais comprometidos com políticas culturais participativas. A experiência de Comodoro Rivadavia mostra como as cidades podem liderar processos formativos, articulando saberes e ampliando o alcance das políticas de cultura viva na era digital.”

A proposta formativa busca fortalecer as capacidades de agentes culturais, educadores e comunicadores na interseção entre cultura comunitária, meios de comunicação e tecnologia, além de promover um pensamento crítico sobre os usos da inteligência artificial em contextos locais.

🪁 Transmissão AO VIVO: YouTube
📅 20 de outubro – 17h (ARG)