28 outubro 2025

Alajuelita, em Costa Rica, se torna nesta semana um ponto de encontro para o diálogo cultural e territorial latino-americano. De 28 a 31 de outubro, acontece o Encuentro Intermunicipal Latinoamericano “Tejiendo Territorios”, uma jornada que reúne gestores culturais, representantes de governos locais e organizações comunitárias para tecer agendas comuns e fortalecer políticas culturais com base nos saberes dos territórios.

A iniciativa integra o processo participativo de atualização da Política Cultural de Alajuelita e fortalece vínculos entre municípios que reconhecem a cultura como motor de desenvolvimento, cidadania e bem viver.

Entre os destaques internacionais estão: Gabriela del Pilar Yauza (Santiago del Estero, Argentina), Federico Prieto (Entre Ríos, Argentina), Santiago Buitrón Chávez (Ecuador), Francy Álvarez Vega (Bogotá, Colômbia), Alan Giussepe Diosdado Jaime (Guadalajara, México), Víctor Hugo Prada Ardila (Medellín, Colômbia) e Adriana Lourdes Abundís Medina (Guadalajara, México).

A programação inclui painéis, visitas territoriais, espaços de reflexão sobre direitos culturais e um Pasacalles Latinoamericano, uma grande celebração da diversidade, marcada para 31 de outubro, às 18h30, no Parque de Alajuelita.

A maioria das atividades é gratuita e aberta ao público.

Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais
Fortalecer as políticas culturais de base comunitária é reconhecer a força que nasce dos territórios, das redes locais e dos saberes coletivos. A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais está aberta a novas adesões e este pode ser o momento para que outros municípios se somem a essa articulação internacional.

Com 30 integrantes de 6 países ibero-americanos, a Rede conecta governos locais que apostam na cultura como direito e como força de transformação social. Desde 2019, promove o intercâmbio de saberes, a colaboração entre territórios e a construção conjunta de políticas culturais mais justas, vivas e participativas.

Ao integrar a Rede, Alajuelita reafirma seu compromisso com o protagonismo comunitário e com a cultura como eixo de desenvolvimento local, democracia participativa e cooperação entre territórios.

Veja a programação completa: