Primeira reunião de 2026 consolidou acordos estratégicos e reafirmou a cooperação internacional do IberCultura Viva
O Comitê Executivo do IberCultura Viva realizou, em 13 de fevereiro de 2026, uma reunião virtual fundamental para organizar a agenda do ano e fortalecer a coordenação entre os países membros. Com a participação da Presidência e da Unidade Técnica, o espaço permitiu consolidar consensos políticos e organizativos que sustentam a projeção regional do Programa.
Um dos eixos centrais foi manter, como sempre, processos transparentes e critérios públicos na definição das delegações nacionais que participarão do 7º Congresso Latino-americano e Caribenho de Culturas Vivas Comunitárias, que será realizado de 17 a 26 de abril de 2026 em Pasto, Cali e Medellín, na Colômbia.
Desde o Brasil, a presidenta do Programa, Márcia Rollemberg, junto a João Paulo Pontes e Silva e Giselle Dupin, trouxe a perspectiva da Política Nacional Cultura Viva, em diálogo com os olhares de Ana Benítez, pelo Paraguai; Daniela Campos Berkhoff, pelo Chile; Norma Cruz Hernández, pelo México; e Vicenta Moreno Hurtado, pela Colômbia, em uma troca que combinou responsabilidades institucionais com a experiência situada de cada país.
Esse tecido de vozes reafirmou a importância de equilibrar os tempos administrativos e a sustentabilidade orçamentária, preservando a clareza e a legitimidade de cada decisão como base do fortalecimento institucional e da cooperação regional impulsionada pelo Programa.
Todas as vozes
O IberCultura Viva, aliado histórico do Congresso Latino-americano e Caribenho de Culturas Vivas Comunitárias, acompanha mais uma vez esse processo continental. Está em curso a Convocatória de Mobilidade que possibilita a participação de representantes dos países membros no Congresso. Com 187 inscrições registradas e um investimento de US$ 60.000, a iniciativa busca ampliar, diversificar e democratizar a presença de vozes territoriais nesse espaço de articulação social, cultural e política. Encerrado o período de recursos, em breve será publicada a lista definitiva de candidaturas habilitadas.
Além disso, o Comitê avançou na articulação da Rede Internacional Cultura Infância.
Com acordos concretos e uma agenda em andamento, o primeiro semestre avança com responsabilidade compartilhada e visão regional, consolidando o Comitê Executivo do IberCultura Viva como um espaço estratégico de coordenação política.