49 produções de 8 países cumpriram os requisitos do concurso que celebra a memória e os saberes da cultura viva ibero-americana
O Programa IberCultura Viva anuncia hoje (17) a lista final de vídeos habilitados no concurso de curtas-metragens “Tesouros vivos, memória e territórios”. Agradecemos profundamente a todas as pessoas que enviaram suas produções e felicitamos os projetos habilitados, que seguem adiante neste processo dedicado a reconhecer as mestras e os mestres da cultura popular ibero-americana.
Entre as 75 obras inscritas, 49 propostas provenientes do Brasil, Chile, Colômbia, México, Argentina, Equador, Peru e Uruguai cumpriram os requisitos do concurso, representando a riqueza de vozes, territórios e memórias que compõem o mosaico cultural ibero-americano.
Convidamos todas as pessoas participantes e o público em geral a continuar acompanhando o processo em nosso site e em nossas redes sociais, onde publicaremos as próximas etapas de avaliação e premiação.
Avaliação e premiação
A avaliação das propostas estará a cargo da Unidade Técnica e da Comissão de Avaliação, integrada por representantes dos países membros do Programa. Entre os critérios considerados estão: adequação ao tema, centralidade dos Tesouros Vivos, perspectiva de gênero e interseccional, promoção de direitos culturais, vínculo comunitário e qualidade técnica.
Terão pontuação adicional as produções colaborativas e comunitárias, assim como aquelas realizadas por mulheres, pessoas trans e integrantes de comunidades indígenas, afrodescendentes e camponesas.
Cinco obras serão premiadas com 3.000 dólares estadounidenses cada uma. As pessoas responsáveis deverão enviar, no prazo de 15 dias, uma versão vertical em formato reels para sua difusão institucional.
Confira os trabalhos habilitados: