México

Oficina de cinema comunitário para crianças

05 novembro 2024

Proposta para o banco de saberes:

A oficina parte da vontade expressa da comunidade de realizar um curta-metragem a partir de relatos de sua tradição oral. O trabalho começa com a adaptação do(s) relato(s) em um roteiro cinematográfico que, posteriormente, e mediante a oficina com as crianças da comunidade, servirá de eixo para compartilhar, reflexionar e colocar em prática os elementos técnicos e artísticos básicos para levar o roteiro à tela.

Nesse processo, as crianças participam em postos técnicos ou artísticos, de acordo com seus próprios interesses, podendo participar como parte do elenco ou da produção, operando câmera, gravando som direto, etc.

A oficina é realizada em uma semana de trabalho intensivo: desde a escolha dos relatos, a adaptação para o roteiro, a formação das equipes artísticas e técnicas, assim como a capacitação básica para exercer cada posto. Paralelamente, com ajuda de pais e mães, professores/as e autoridades, buscam-se elementos que reforcem a pertinência cultural e estética do roteiro, assim como quem assessore e acompanhe o processo, para assegurar, por exemplo, a correta pronúncia da língua originária e a utilização da vestimenta e dos ornamentos tradicionais, entre outros detalhes.

Ao longo de dois dias, se leva a cabo a produção – a gravação das cenas do curta-metragem – e nos dois últimos dias é realizada a pós-produção – edição, efeitos especiais digitais, elaboração de créditos, edição de som, etc. – para culminar com a projeção do curta-metragem diante de toda a comunidade, para trocar opiniões, ideias e experiências.

Duração prevista: 6 jornadas de 6 a 8 horas por dia

Necessidades para o desenvolvimento da proposta:

* Técnicas: Projetor, mesas de trabalho para crianças, cadeiras, microfone, som, tela.

* Espacial: Uma sala de aula para a oficina e um espaço amplo, tipo auditório ou quadra (com teto), com som, tela e projetor para apresentar o curta-metragem para a comunidade, como encerramento da oficina.

Destinatários: Crianças de 6 a 12 anos, de comunidades indígenas de qualquer país da América Latina.

Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 12, máximo 24.