Proposta para o banco de saberes:
De forma lúdica e inclusiva, a oficina “Mosaicos Comunitários para a Cultura Viva na América Latina” busca captar a identidade das comunidades e de seus territórios por meio do planejamento coletivo e da criação de um trabalho artístico significativo para a comunidade e seu entorno, embelezando um lugar para uso comunitário ou espaço público, através da técnica de mosaico com azulejos e/ou materiais que a comunidade considere apropriados. A ideia é criar de maneira conjunta um mosaico comunitário que represente a identidade da comunidade para o reconhecimento do território e dos direitos culturais que nele se exercem, como património intransferível e inalienável das culturas comunitárias vivas.
Objetivos: 1) Difundir práticas culturais comunitárias de cultura viva, através da criação de um mosaico coletivo que reflita a identidade do território e da comunidade que o habita; 2) Contribuir para o fortalecimento da identidade local da comunidade, para o seu autorreconhecimento no ambiente onde exerce os seus direitos culturais; 3) Promover instâncias de diálogo e participação entre a comunidade para fortalecer a sua confiança; 4) Unificar a população num trabalho coletivo que reflita os seus princípios e valores, exercendo uma prática cultural comunitária; 5) Dignificar os territórios a partir da arte comunitária como proposta.
Necessidades da proposta:
* Técnicas: Mesa grande; 12 cadeiras; azulejos coloridos, cola de acordo com a necessidade da proposta da comunidade. Projetor ou dados.
* Espacial: Espaço luminoso, espaçoso e limpo para trabalhar. Pode ser ao ar livre ou em espaço fechado, confortável para as/os participantes, dependendo da época.
* Destinatários: A toda a comunidade, família, mulheres, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, etc. A partir dos 8 anos.
* Número de participantes: A partir de 8 pessoas.


