Argentina

Jogos de ritmo, criação coletiva e arte comunitária

04 novembro 2024

Proposta para o banco de saberes:

Propõe-se desenvolver combinadamente as propostas de seminários de “Jogos de ritmo” com as propostas de “criação coletiva”, seja para consolidar grupos e pessoas como referências no assunto, assim como para armar encenações, desfiles, espetáculos ou ações artísticas comunitárias. A metodologia busca fortalecer o desenvolvimento de processos grupais, de produção e trabalho, e ainda uma proposta pedagógica integral em que o ritmo seja o eixo principal, e a brincadeira, a linguagem comum. Saiba mais: https://youtu.be/ILhE2PnP2Gg

Necessidades para o desenvolvimento da proposta:

* Técnicas: Instrumentos musicais em geral, instrumentos de percussão (um por participante), baldes de 20 litros (tipo de pintura, 2 por pessoa, se possível), baquetas de bateria (um par por pessoa), cabos de vassoura de 40 a 45cm de comprimento (2 por pessoa), som para instrumentos musicais e áudio (mínimo 2 microfones e uma linha), projetor ou TV grande, espaço para fazer percussão, espaço para fazer dança e jogos teatrais, papel para anotar, possibilidade de fotocópias ou impressão para material previamente enviado, cadeiras, água abundante, espaço para comer (ou cozinhar), tecidos, maquiagem e vestuários para brincar (se possível).

* Espacial: Ideal poder combinar espaço fechado, de no mínimo de 20 x 20 metros, para um máximo de 40 pessoas. Acusticamente apto (sem reverberação). Ideal poder combiná-lo com um espaço ao ar livre próximo. Iluminação poderia ser incluída no 4º dia, mas não é imprescindível.

Destinatários: Todas as comunidades, de 12 a 75 anos de idade.

Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 15, máximo 40.