Notícias
IberCultura Viva organiza duas mesas no Fórum Internacional Cultura para a Paz
Em 19, ago 2022 | Em Notícias |
Nesta sexta-feira, 19 de agosto, realiza-se o Fórum Internacional de Cultura para a Paz, organizado pelo Governo do Estado de Tlaxcala (México). A iniciativa, que será realizada em formato híbrido (presencial/virtual), contará com duas palestras que foram propostas pelo programa IberCultura Viva e serão transmitidas ao vivo pelo Facebook (Secretaria de Cultura Tlaxcala e IberCultura Viva).
O fórum busca gerar um diálogo entre comunidade e agentes culturais, para a reflexão sobre as políticas culturais como instrumento para enfrentar os desafios locais, regionais e globais, em consonância com as perspectivas do desenvolvimento sustentável. Além disso, procura criar um espaço de reflexão e debate em torno da situação contemporânea sobre diversidade cultural, comunidades e cultura para a paz.
.
MESA 1: “Cultura de paz e agenda da cultura viva da comunidade”
A primeira mesa organizada pelo IberCultura Viva será realizada virtualmente, das 12h15 às 13h20 (horário do México), com o tema “Cultura de Paz e a agenda da cultura viva da comunidade”. A palestra foi pensada com quatro eixos temáticos: 1) Cultura viva em tempos de pandemia/crise econômica global; 2) Cultura solidária e bem viver; 3) Estratégias das organizações culturais de base comunitária; 4) A dimensão das articulações com os Estados e outras organizações.
Foram convidados representantes de organizações culturais comunitárias, como o boliviano Mario Rodríguez (Red de la Diversidad – Wayna Tambo), o colombiano Jorge Blandón (Corporação Cultural Nuestra Gente) e a argentina Patricia Taboada (Crear Vale la Pena), e pesquisadores como a mexicana Elena Román (Universidade Autônoma da Cidade do México) e a peruana Paloma Carpio, que é professora da Pontifícia Universidade Católica do Peru e promove processos de criação coletiva tanto no campo artístico quanto no campo da incidência política.
.
MESA 2: Aportes da América Latina para políticas públicas de base comunitária
A segunda mesa, com o título “Aportes da América Latina para as políticas públicas de base comunitária”, também será realizada de modo virtual das 16h às 18h. A proposta é promover o intercâmbio das diversas experiências de políticas públicas de base comunitária desenvolvidas nos últimos anos, a partir das especificidades de diferentes países e localidades, e a partir de suas intersecções.
Foram convidados para este conversatório a chilena Marianela Riquelme (chefa do Departamento de Cidadania Cultural do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio), o argentino Federico Prieto (secretário de Gestão Cultural do Ministério de Cultura), o colombiano Jorge Melguizo (ex-secretário de Desenvolvimento Social e Cultura Cidadã de Medellín), a brasileira Renata Rocha (coordenadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia) e o mexicano Manuel Trujillo (enlace técnico da presidência do IberCultura Viva).
Entre os temas que se pretendem abordar estão: políticas públicas de base comunitário (definições); a comunidade como centro da experiência social e como projeto de democracia regional; as políticas de reconhecimento de organizações e agentes da cultura; políticas produzidas por diferentes governos e a institucionalização das propostas de organizações culturais de base comunitária.
.
Fóruns internacionais
Tlaxcala sediará a Conferência Mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável – Mondiacult 2022, que será acolhida de 28 a 30 de setembro pelo Governo do México. A iniciativa foi convocada pela UNESCO 40 anos após a primeira Conferência Mundial Mondiacult sobre Políticas Culturais, realizada na Cidade do México em 1982.
Os fóruns internacionais sobre políticas culturais e desenvolvimento sustentável que ocorrem no âmbito do Mondiacult 2022 são coordenados pela Secretaria de Cultura do Governo do México, a UNESCO e a Secretaria de Cultura de Tlaxcala.