Notícias
Está aberta a sexta convocatória do Programa Pontos de Cultura da Argentina
Em 30, mar 2020 | Em Notícias |
A Secretaria de Gestão Cultural do Ministério de Cultura da Argentina lançou nesta segunda-feira 30 de março a sexta convocatória do Programa Pontos de Cultura. A iniciativa, que oferece um apoio econômico e técnico para a realização de projetos culturais comunitários, tem o propósito de ampliar e fortalecer a Rede de Pontos de Cultura que hoje conta com mais de 700 organizações. As inscrições estarão abertas até 8 de maio, em 1ª instância, e de 9 de maio a 12 de junho, em 2ª instância.
Desde 2011, o Programa Pontos de Cultura acompanha coletivos e organizações populares da Argentina que desenvolvem projetos comunitários, com o objetivo de fortalecer o trabalho de base, aumentar a participação social e organizar a comunidade.
A quem está destinada a convocatória?
Esta convocatória está dirigida a associações civis, fundações, cooperativas, comunidades indígenas, organizações de base territorial sem personalidade jurídica, e redes de organizações vinculadas à cultura comunitária na Argentina. Está dirigida a organizações comunitárias inseridas nos territórios de maior vulnerabilidade, que trabalham com populações diversas, que sofrem violências, estigmatização; que funcionam como merendeiros ou restaurantes comunitários, mas também como âmbitos de construção de redes solidárias, trabalhando com temáticas que são de interesse e necessidade para os setores populares.
Que tipo de projetos?
Os projetos podem estar voltados à adaptação do funcionamento do espaço cultural e comunitário para novas tarefas relacionadas com a emergência sanitária; ao uso de novas plataformas e a utilização criativa das tecnologias; à elaboração e circulação de conteúdos culturais, de obras artísticas, de serviços e bens culturais; e/ou propostas baseadas no desenvolvimento de atividades territoriais em relação com a comunidade.
Quais são as temáticas?
As temáticas propostas son: Comunicação comunitária; Economia social e cooperativismo; Diversidade sexual e de gênero; Igualdade de gênero; Infância e adolescência; Projetos educativos, esportivos e de fomento à leitura; Coletivos artísticos comunitários; Projetos artísticos; Direitos culturais, identidade e memória; Soberania alimentar e ambiental; Cultura do cuidado e do bem-viver.
Qual é o prêmio/benefício?
Os projetos selecionados nas duas instâncias receberão o aporte econômico solicitado, além de integrar-se às distintas redes e espaços de cultura comunitária.
Inscrições: https://forms.cultura.gob.ar/index.php/832561?lang=es
Regulamento: https://bit.ly/2UKA120
Consultas: puntos@cultura.gob.ar
Fonte: Ministerio de Cultura de la Nación