Recorde de candidaturas! A aula inaugural será no dia 30 de abril, com transmissão pelo canal do YouTube do IberCultura Viva
O Programa IberCultura Viva anuncia neste sábado, 26 de abril, o resultado parcial da convocatória de bolsas para o Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária.
Na lista publicada, já é possível consultar as pessoas selecionadas em parte dos países participantes (Argentina, Chile, Costa Rica, El Salvador, Espanha, Paraguay e República Dominicana). Os resultados dos demais países serão divulgados na próxima segunda-feira, 28 de abril. Informamos também que as pessoas que constam na lista já foram matriculadas e poderão acessar o campus virtual a partir de segunda-feira. Além disso, todas as pessoas selecionadas receberão um e-mail com as instruções de acesso.
A aula inaugural de boas-vindas acontecerá na quarta-feira, 30 de abril, às 12h (horário de Buenos Aires), com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do IberCultura Viva.
Um processo histórico
O processo seletivo de 2025 bateu um recorde de inscrições: foram recebidas 1.029 candidaturas para as 104 bolsas disponíveis, superando com folga as 625 inscrições do ano anterior. Para a presidenta do Programa, Márcia Rollemberg, esse número demonstra o crescente interesse na formação de agentes culturais e no fortalecimento de políticas públicas baseadas na participação comunitária.”Esse intercâmbio entre saberes acadêmicos, comunitários e governamentais potencializa políticas públicas que atendam às demandas reais da população”.
Com aulas assíncronas e encontros virtuais até dezembro de 2025, o curso reafirma a vocação da Cultura Viva Comunitária de produzir conhecimento a partir dos territórios, com protagonismo de suas comunidades.
O Programa IberCultura Viva agradece a compreensão diante do atraso na divulgação dos resultados, parabeniza todas as pessoas que participaram desta histórica edição e deseja às pessoas selecionadas uma linda trajetória de formação e contribuição para o fortalecimento da cultura comunitária na Ibero-América.
Sobre o curso
O programa conta com professores de diversos países ibero-americanos e oferece seis módulos e 26 aulas assíncronas, em formatos escritos e audiovisuais. Os conteúdos abordam processos culturais contemporâneos, políticas culturais de base comunitária, produção cultural e o uso de tecnologias para redes colaborativas.
Além disso, o curso disponibiliza ferramentas de gestão, planejamento, monitoramento e avaliação de políticas culturais públicas voltadas para territórios e comunidades. As aulas são semanais, acompanhadas por fóruns de debate e encontros virtuais com professores convidados e tutores.
Para a certificação, as pessoas participantes deverão elaborar um trabalho integrador sobre um projeto cultural comunitário ou uma política pública de base comunitária.
Clique aqui para ver a lista!