Cargando Eventos

« Todos los Eventos

  • Este evento ha pasado.

Latinoamericanidade: Cultura Viva Comunitaria y las políticas culturales en América Latina

5 abril @ 18:51

A mesa de debate “Latino-americanidade: Cultura Viva Comunitária e as políticas culturais na América Latina” será realizada no dia 5 de julho, às 17h30, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro.

Nove especialistas/pesquisadores do Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bolívia, Equador, Peru e México participarão do encontro realizado pela Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão – FCRB/MinC e o Setor de Políticas Culturais / FCRB. O evento também tem o apoio do Ponto de Cultura NINA (Núcleo Interdisciplinar de Narradores e Agentes Culturais) e do programa IberCultura Viva. A participação é gratuita, sem inscrições prévias.

 

:: Programação:

Cultura Viva. Emergência, alcances e perspectivas das políticas culturais comunitárias na América Latina

Emiliano Fuentes Firmani (Argentina) – Professor e pesquisador da Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) e secretário executivo da Unidade Técnica do programa IberCultura Viva.

Configurações da Cultura Viva Comunitária na Cidade de Medellín: Políticas públicas e tipologias das organizações culturais

Jairo Afonso Castrillón (Colômbia) – Mediador Cultural, jornalista formado pela Universidade de Antioquia (Medellín), especialista em Políticas Culturais de Universidade de Barcelona, mestre em educação e doutorando na Universidad Nacional de la Plata (Argentina).

Povo, poder e tempo: A Cultura Viva Comunitária na Latino-américa do Século XXI

Eduardo Balán (Argentina) – artista, educador e comunicador popular. Coordenador do coletivo “El Culebrón Timbal”, de Buenos Aires. Articulador do movimento nacional “Pueblo Hace Cultura”na Argentina e um dos impulsionadores da Plafaforma Puente Cultura Viva Comunitária na América Latina

Tecendo Cultura Viva Comunitária na Bolívia: o caso do Programa Municipal de La Paz e as iniciativas comunitárias em rede

Mario Rodriguez (Bolívia) – Educador, escritor, fundador da rede de comunicação popular Wayna Tambo; articulador do “Tejido de Cultura Viva Comunitária” na Bolívia.

Ser comunitário: rumo ao III Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária

Nelson Ullauri (Equador) – Gestor, ativista e militante cultural, Coordenador do III Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária – Quito 2017

O processo de construção participativa da Lei de Cultura Viva Comunitária de Lima – avanços, impasses e desafios

Lula Martinez Cornejo (Peru) – Licenciada em Ciências Sociais pela Universidad Nacional de San Marcos, gestora cultural, ex-vereadora e autora da Lei de Cultura Viva Comunitária de Lima, Peru.

Das “esquinas culturais” aos Pontos de Cultura: a trajetória da Cultura Viva Comunitária no Uruguai

Milagros Lorier (Uruguai) – Comunicadora social, ativista e gestora cultural, articuladora da Rede Nacional de Cultura Viva Comunitária do Uruguai.

. Articulação e incidência do movimento Cultura Viva Comunitária no México

Rafael Paredes (México) – Promotor cultural no coletivo Abarrotera Mexicana e consultor de desenvolvimento cultural comunitário da Traza Consulting. Um dos fomentadores do movimento Cultura Viva Comunitária no México.

Cultura Viva Comunitária e as Políticas Culturais no Brasil e na América Latina

Alexandre Santini (Brasil) – Gestor Cultural, dramaturgo e diretor de teatro. Ex-diretor de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC. Mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF, Diretor do Teatro Popular Oscar Niemeyer (Niterói-RJ).

 

Detalles

Fecha:
05/04/2025
Hora:
18:51