Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

29

abr
2020

Em Notícias

Representantes dos 11 países membros do IberCultura Viva participam da reunião do Conselho Intergovernamental

Em 29, abr 2020 | Em Notícias |

O Conselho Intergovernamental do Programa IberCultura Viva se reuniu por videoconferência nesta quarta-feira 29 de abril para revisar as ações aprovadas no Plano Operativo Anual (POA 2020) e informar sobre a situação das políticas culturais de base comunitária de cada país no contexto de emergência sanitária pela Covid-19. Participaram do encontro virtual 25 pessoas, entre representantes dos 11 países membros do programa e da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), além da equipe da Unidade Técnica.

O que fazer com os editais planejados e o 4º Encontro de Redes IberCultura Viva na atual situação de pandemia; que temática eleger para o concurso de vídeos de 2020, e como dar continuidade à sinergia com outros programas de cooperação foram alguns dos temas debatidos na reunião. 

Para as convocatórias previstas para este ano, entre elas o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2020, decidiu-se esperar o segundo semestre para ter um cenário mais claro e então definir se poderão ser realizadas e de que modo. Com respeito ao próximo concurso de curtas, foram propostos temas em torno da solidariedade, dos vínculos, e de como a comunidade se articula desde os processos culturais comunitários neste contexto de isolamento, e ficou acordado um prazo de duas semanas para terminar de definir a temática da edição 2020.

Além disso, se aprovou um Edital de Apoio a Pesquisas com uma chamada para a seleção de artigos que estejam alinhados com três ou quatro eixos associados ao 4º Encontro de Redes IberCultura Viva. Este encontro se realizará de modo virtual, provavelmente no fim de julho ou princípio de agosto, e abordará a questão de gênero de forma transversal e outros temas de conjuntura, como o vínculo de saúde e cultura comunitária ou a importância do patrimônio cultural imaterial na continuidade do laço social em tempos de pandemia.. 

Enrique Vargas

“A atual conjuntura tem que ser um ponto de inflexão para nosso setor”, afirmou Enrique Vargas, coordenador do Espaço Cultural Ibero-americano, ao fazer um balanço das reuniões de que tem participado, destacando as oportunidades apresentadas pelos organismos e programas de cooperação para poder afrontar o presente cenário. “É importante que possamos compartilhar como estamos vivendo no setor esta capacidade de responder de maneira imediata, com a maior das solidariedades e com las capacidades que se tem, junto com a cidadania. Estão sendo criadas redes que não imaginávamos que pudessem funcionar, e que estão funcionando. Dentro da dor que compartilhamos, são redes firmes, redes que se forem alimentadas podem constituir-se e seguir dando muitas satisfações.”  

Também se manifestou, durante a reunião, a necessidade de sistematizar e analisar dados e fazer enquetes/pesquisas sobre as diversas particularidades apresentadas no âmbito cultural comunitário em cada um dos países membros. Foi acordada a organização de um grupo de trabalho para sistematizar as ações de levantamento que os países estão levando adiante e unificar uma pesquisa regional, de âmbito ibero-americano.

 

 

Leia a ata da reunião virtual de 29 de julho de 2020

 

Tags | ,