Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

02

abr
2019

Em Notícias

Programa Pontos de Cultura de Costa Rica abre convocatória para projetos a serem realizados em 2020

Em 02, abr 2019 | Em Notícias |

A Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica lançou nesta segunda-feira, 1º de abril, a convocatória de Pontos de Cultura 2019-2020. Neste ano, o fundo concursável, que existe no país desde 2015, conta com algumas modificações no regulamento para chegar a mais pessoas, organizações gestoras de promoção da diversidade cultural, da economia social solidária e da salvaguarda do patrimônio cultural e natural.

As inscrições estarão abertas até 4 de julho. Poderão participar organizações sem fins lucrativos legalmente constituídas no Registro Público Nacional, associações, fundações, sociedades civis sem fins lucrativos, associações de desenvolvimento, cooperativas autogeridas vinculadas com temáticas culturais, Juntas de Educação, Saúde, entre outras.

A convocatória também está dirigida a agrupações, coletivos e organizações sem personalidade jurídica, desde que comprovem ao menos três anos de experiência no desenvolvimento de projetos e iniciativas socioculturais coerentes com os fins e objetivos do programa Pontos de Cultura.

Categorias

Esta é a quinta convocatória de Pontos de Cultura que se abre na Costa Rica. As categorias disponíveis para postulações são cinco: a) Arte para a transformação social; b) Meios e propostas de comunicação comunitária; c) Fortalecimento organizacional; d) Espaços  para uma  cultura do  bem viver; e) Economia  social e pequenos empreendimentos.

A categoria “Economia  social e pequenos empreendimentos” é a novidade desta edição. Está dirigida a projetos que promovam a economia social solidária e/ou pequenos  empreendimentos culturais e outros espaços de trabalho sociocultural, projetos que contribuam para fortalecer a economia solidária, a ecologia, a soberania alimentar e o direito à alimentação, a interculturalidade, a diversidade cultural, a equidade de gênero, assim como a promoção da vida saudável e em comunidade.

Propostas

As organizações com pessoa jurídica poderão apresentar propostas de no mínimo 2 milhões de colones (cerca de 3.300 dólares) e no máximo 9,5 milhões de colones (o equivalente a 15.800 dólares), sendo o montante solicitado igual ou menor a 70% do custo total do projeto. As organizações sem pessoa jurídica, por sua vez, podem solicitar ao fundo entre 2 milhões e 5 milhões de colones, sendo o montante igual ou menor a 80%  do custo total do projeto.

A execução dos projetos beneficiados pelo programa não poderá ser inferior a seis meses (de novembro de 2019 a maio de 2020) nem superior a um ano (de novembro de 2019 a novembro de 2020).

Como critério de seleção se considerará a coerência entre os objetivos propostos, resultados esperados, as atividades, o cronograma e o orçamento, assim como a estabilidade da organização no tempo e experiência na gestão de projetos socioculturais que impliquem participação comunitária e manejo de fundos públicos ou privados. Também se tomarão em conta as contrapartes e a estratégia de sustentabilidade, o arraigo e a participação comunitária, e o alinhamento com temáticas prioritárias para a institucionalidade.

O anúncio dos projetos selecionados se dará no fim de setembro de 2019, no site da Direção de Cultura (www.dircultura.go.cr). A assinatura de convênios e o primeiro encontro das organizações seleccionadas serão realizados a partir de outubro.

 

Bases de participación – Puntos de Cultura 2019-2020

Formulario Punto de Cultura-2019-2020

Herramienta de ayuda para completar proyecto para Puntos de Cultura 2019-2020

 

 

Fonte: Ministerio de Cultura y Juventud

Tags | , ,