Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

EDITAIS

29

Jul
2020

EmEDITAIS
Notícias

Um guia para ajudar na inscrição do concurso de vídeos “Práticas comunitárias” 

Em29, Jul 2020 | EmEDITAIS, Notícias |

(Foto: La Combi-arte rodante)

 

O programa IberCultura Viva lançou no dia 24 de julho o concurso de vídeos “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidado coletivo”. Esta convocatória, que premiará curtas de 1 a 3 minutos de duração, tem o objetivo de reconhecer, visibilizar e compartilhar as boas práticas de solidariedade e cuidado coletivo realizadas por pessoas e comunidades em suas localidades nestes tempos de Covid-19. O concurso é uma iniciativa do IberCultura Viva em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do México e a Direção de Artes do Ministério de Cultura do Peru. 

Para ajudar na postulação, preparamos um guia com algumas orientações sobre como usar a plataforma Mapa IberCultura Viva, onde as inscrições estarão abertas até  30 de setembro de 2020. Também compartilhamos o “Guia para criar conteúdos virtuais”, da Gerência de Cultura da Municipalidade Metropolitana de Lima. Este documento apresenta algumas ferramentas e tutoriais para criar conteúdos virtuais que possam resultar útil para o trabalho em meios digitais.

O guia da Municipalidade de Lima reúne algumas orientações básicas, como não mostrar marcas comerciais; não inserir logos no vídeo; utilizar música de autoria própria, de domínio público ou de uso livre; não realizar a gravação na contraluz; gravar em um lugar sem barulho; realizar o vídeo em formato horizontal. Também conta com orientações sobre câmara de vídeo, som, iluminação, estabilização, cenário, e apresenta uma série de programas, software e aplicativos gratuitos que podem ajudar a criar conteúdos, como bancos de música livre, bancos de imagens de livre uso, plataformas de edição e difusão de áudios, design gráfico e edição de imagens.

 

⇒Cultura desde casa – Guía para crear contenidos virtuales (Municipalidad de Lima)

 

O edital

Poderão inscrever-se no “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidado coletivo” pessoas provenientes dos países integrantes do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. 

O edital se divide em três categorias: 1) crianças entre 6 e 12 anos; 2) adolescentes entre 13 e 17 anos, e 3) pessoas maiores de 18 anos. Em cada uma das categorias serão premiados 10 vídeos. Os curtos realizados por crianças e adolescentes terão tablets como prêmios; os selecionados na categoria dirigida a maiores de 18 anos receberão 500 dólares cada. 

Os vídeos devem abordar práticas comunitárias em torno de saúde física e mental; economia solidária; prevenção, atenção, busca por justiça e reparação de danos ante casos de violência; educação; soberania e suficiência alimentar; segurança durante a mobilidade; ajuda humanitária a pessoas ou grupos que têm sido historicamente e sistematicamente excluídos; aprendizagens e saberes adquiridos em outras emergências; e/ou autocuidado que deriva em cuidado coletivo.

 

⇒ Regulamento do concurso de videos “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidado coletivo

 

A plataforma 

Para inscrever-se num edital do programa, é necessário registrar-se primeiramente como agente cultural no Mapa IberCultura Viva. Esta plataforma permite o registro de dois tipos de agentes: individual e coletivo. Por agentes individuais compreendem-se as pessoas físicas, e por agentes coletivos, as organizações culturais comunitárias, entidades, povos originários, coletivos, agrupações e instituições. No caso deste edital, é obrigatório registrar o perfil de agente individual (a pessoa física que será responsável pela inscrição). Aqui está um guia que pode ajudar com o registro do perfil: http://iberculturaviva.org/manual.

Atenção: são dois formulários que se deve preencher para participar de um edital do IberCultura Viva: o perfil de agente individual na plataforma (o mesmo registro servirá para outros editais e concursos do programa) e o formulário do edital em que pretende se inscrever. 

O campo “Registrarse” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingresar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”). Será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.

 

Guia sobre como registrar-se na plataforma: http://iberculturaviva.org/manual 

 

> Algumas perguntas frequentes:

 

.  Uma vez concluído o registro de agente, onde encontrar o formulário de inscrição do edital?

Quando tiver o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior da tela) e vá até o arquivo que aparece com o título ““Concurso de videos 2020 – Prácticas comunitarias: solidaridad y cuidado colectivo”. (O formulário se encontra em espanhol e português; o regulamento também aparece primeiro em espanhol, depois em português). 

Para iniciar sua inscrição, clique no campo de busca, localize o seu nome (o registro de agente individual/pessoa física previamente cadastrado) e selecione a opção “Realizar inscrição”, disponível ao lado do campo de busca.

Complete as informações requeridas no formulário de inscrição. A qualquer momento é possível salvar os dados de sua inscrição utilizando o botão “Salvar” no canto superior direito. Feito isso, é possível sair da plataforma e continuar o preenchimento em outro momento, antes do término do período de inscrições.

 

Que documentos devo completar e/ou enviar?

Além de preencher o formulário específico deste concurso de vídeos, deve-se enviar uma cópia do documento de identidade e completar o termo de cessão de direitos (no formulário há um modelo que se pode baixar). Depois de completar este termo, deve-se assinar e devolver o documento à plataforma usando o scanner ou fotografando (há um botão “Enviar” para subir o arquivo). 

O formulário também conta com um modelo de consentimento das pessoas que aparecem no vídeo (se estiverem com  o rosto visível, permitindo sua identificação) que se pode imprimir, completar, assinar e subir de volta à plataforma. Caso sejam menores, o consentimento expresso deve ser assinado pela mãe, o pai ou a pessoa responsável, que junto à autorização deverá apresentar a documentação que confirma a filiação ou responsabilidade. (Subir tudo num só documento em PDF). 

Os vídeos feitos num modelo de produção horizontal deverão apresentar evidências dos processos realizados com uma comunidade ou grupo de pessoas. Essas evidências devem estar anexadas ao formulário, compiladas em um só arquivo, e poderão ser apresentadas através de relatos escritos, fotos e/ou vídeos.

 

Devo subir diretamente o vídeo na plataforma Mapa IberCultura Viva?

Não. O vídeo deve ser publicado em alguma plataforma de divulgação gratuita, como Vimeo ou YouTube, para depois incluir seu link no formulário de inscrição do Mapa IberCultura Viva. Há um campo específico para os dados do vídeo, onde se deve informar o título do vídeo apresentado no concurso, fazer uma breve descrição e incluir o link para o curta. Caso não use a língua portuguesa ou espanhola, a tradução deve vir anexada ao formulário de inscrição. 

 

Como saber se a inscrição foi enviada?

A proposta será enviada para a participação no edital somente após o preenchimento de todos os campos do formulário e a inclusão dos anexos obrigatórios. Caso o seu registro de agente na plataforma não tenha sido completamente preenchido, não será possível enviar sua inscrição. O sistema apresentará um alerta (um ponto de exclamação “!” em vermelho, em que se deve clicar para saber onde está o problema). Se o erro estiver no registro de agente, será necessário clicar no seu nome ou na sua imagem de perfil, acessar “Meu perfil” e editar seu registro, completando todos os campos do formulário que estiverem marcados com o símbolo “*”. Também é preciso selecionar ao menos uma área de atuação, no canto superior esquerdo da página de registro.

Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”. Após o envio, não será possível editá-la. A plataforma exibirá a tela de confirmação do envio: o dia e o horário do envio aparecerão na tela com uma tarja verde.

 

 

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/141/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

Tags | , ,