07 abril 2025

Inscreva-se para acompanhar as atividades on-line, de 8 a 10 de abril, com transmissão gratuita e direito a certificação

Se você se interessa por políticas culturais de base comunitária, essa é a sua chance de participar, mesmo à distância, do Seminário Internacional Cultura Viva Comunitária: Uma Escola Latino-Americana de Políticas Culturais, que acontece de 8 a 10 de abril, na Cidade do México. As inscrições são gratuitas, com certificado, e podem ser realizadas  neste link: https://linktr.ee/ilacvc

Durante três dias, o evento reunirá gestores, ativistas, pesquisadores e especialistas de toda a América Latina e da região ibero-americana, em conferências, rodas de conversa e trocas de experiências inspiradoras. A conferência de abertura será conduzida por Néstor García Canclini, referência internacional nos estudos sobre cultura e globalização.

A iniciativa é uma construção coletiva de organizações e redes culturais latino-americanas, com apoio de instituições públicas e da sociedade civil. Para a presidenta do IberCultura Viva e secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil, Márcia Rollemberg, o seminário é um espaço estratégico para fortalecer a gestão cultural comunitária e a cooperação entre países. “A cultura viva nasce nos territórios, na pulsação cotidiana das comunidades, e é responsabilidade do Estado reconhecê-la com escuta ativa e compromisso”, afirma.

Trabalho em rede
O seminário é promovido pelo Instituto Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária e Redes de Gestión Cultural (RGC), em parceria com o Programa IberCultura Viva, Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC, Secretaria de Cultura da Cidade do México, Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM), Lab Cultura Viva (Extensão UFRJ), Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão (Brasil), e o Pontão de Cultura Areté (Brasil); e o apoio de Secretaria de Cultura do Governo do México, Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Centro Cultural de Espanha – Cidade do México, Trànsit Projectes (Espanha) e a Diputació de Barcelona (Espanha).

Clique aqui para conferir a programação COMPLETA!

Saiba mais:

IberCultura Viva desembarca no México para ampliar trocas e fortalecer redes
Abertas as inscrições para o Seminário Internacional sobre Cultura Viva Comunitária, no México
Néstor Canclini abre seminário sobre Cultura Viva na Cidade do México