O Município de Comodoro Rivadavia (Chubut, Patagônia Argentina), através da Secretaria de Cultura, desenvolve o Programa Cultura Comunitária, que inclui as atividades da Rede Comunitária de Apoio a Trajetórias Escolares, Oficinas Culturais de Bairro e Jornadas Recreativas de Verão em bairros, praças e praias.
A Rede Comunitária de Apoio às Trajetórias Escolares garante assistência educacional gratuita a crianças e jovens que frequentam os níveis primário e secundário. Surge como medida paliativa para aquelas famílias que, por questões de organização, vulnerabilidade social ou desconhecimento das matérias, não conseguem acompanhar corretamente seus filhos no processo de ensino-aprendizagem. Esta iniciativa, que é ministrada em contraturno (quem frequenta a escola pela manhã tem este espaço à tarde, e vice-versa), foi lançada em 2021, ano em que foi ministrada em 16 localidades, com um alcance de 1 mil crianças e adolescentes por semana.
As Oficinas Culturais de Bairro são espaços de recreação, formação profissional e promoção literária que se realizam em diversos pontos da cidade, gratuitamente, para pessoas de todas as idades. Em 2021, foram oferecidas 270 oficinas, lideradas por 150 pessoas treinadas para isso, em 60 localidades, com alcance de 3 mil participantes por semana, cumprindo todos os protocolos sanitários vigentes.
As Jornadas Recreativas de Verão em bairros, praças e praias são oficinas recreativas ao ar livre para o público espontâneo e/ou para as crianças que participam das colônias de férias. No verão de 2022, estima-se que tenham participado 3 mil crianças, tendo em conta a aplicação dos protocolos de saúde em vigor.
Membro da Rede de Cidades IberCultura Viva desde 2020, o município de Comodoro Rivadavia propôs duas atividades de articulação com o programa. Uma delas é o I Congresso de Fortalecimento da Cultura Comunitária, previsto para acontecer em setembro/outubro de 2022. O evento tem como objetivo gerar um espaço de formação e troca de experiências de políticas culturais de base comunitária. A segunda atividade seria o Programa Murgas, que busca fortalecer o movimento murguero da cidade.