Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

26

maio
2020

Em Notícias

Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica abre convocatória de Bolsas Criativas 

Em 26, maio 2020 | Em Notícias |

 

Diante da emergência sanitária pelo COVID-19, o Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica lançou no dia 15 de maio a convocatória extraordinária de “Bolsas Criativas” para apoiar pessoas de todo o território nacional que queiram desenvolver projetos culturais em benefício de suas comunidades, cumprindo as medidas sanitárias ditadas pelo Ministério da Saúde e aproveitando as tecnologias de informação e comunicação.

As “Bolsas Criativas” buscam apoiar o fazer cultural mediante o financiamento de projetos que promovam a capacitação, a pesquisa, a produção e a gestão cultural em benefício das comunidades, respondendo assim com maior precisão às necessidades manifestadas por pessoas do setor cultural. Os projetos podem ser de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, literatura e editorial, música, artesanato, design, gestão e produção cultural, assim como patrimônio cultural. As inscrições estão abertas até 1º de junho.

A iniciativa se dirige a qualquer pessoa maior de idade, costarriquenha ou estrangeira em situação regular no país, que tenha tido sua atividade cultural afetada pelo COVID-19, e que tenha uma ideia de projeto cultural ou um projeto em marcha, que aporte a fortalecer o sentido de comunidade e a saúde mental em tempos de emergência sanitária. Os projetos selecionados receberão um valor máximo de 600 mil colones (cerca de mil dólares), em um prazo de três meses. O fundo conta com um orçamento total de ¢311 milhões de colones (cerca de 545 mil dólares).

Esta é uma das iniciativas do Ministério de Cultura e Juventude destinadas a atender a crise econômica do setor artístico derivada da pandemia do COVID-19. No site https://ac.cpac.online/, os proponentes também podem encontrar o regulamento de “Aqui Cultura”, com propostas de artes cênicas, música, circo, artes visuais e literatura. Em breve estará disponível a convocatória para “ProArtes Covid-19”, fundo para o desenvolvimento  de propostas de artes cênicas, que buscam fortalecer e apoiar o fazer cultural do setor e abrir oportunidades para gestão, sustentabilidade de espaços culturais, produção e pesquisa. 

 

Saiba mais

https://www.dircultura.go.cr/2020/05/20/preguntas-frecuentes-fondo-becas-creativas

 

Inscrições: https://ac.cpac.online/

Consultas: becascreativas@mcj.go.cr

 

 

Fonte: Dirección de Cultura/MCJ

Tags | ,