Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

12

May
2020

EmNotícias

Integrantes da Comissão Covid-19 da Rede de Cidades e Governos Locais vão compartilhar ferramentas e cursos

Em12, May 2020 | EmNotícias |

O Grupo de Trabalho de Governos Locais de IberCultura Viva se reuniu no dia 7 de maio por videochamada para dar início aos trabalhos da Comissão de Emergência Covid-19 da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Os participantes apresentaram algumas das ações que estão sendo desenvolvidas em seus municípios ante a emergência sanitária e falaram sobre o 4º Encontro de Redes IberCultura Viva, que se realizará de modo virtual no segundo semestre deste ano.

Uma das decisões que se tomou neste encontro virtual foi que as municipalidades integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e do Grupo de Trabalho de Governos Locais colocarão a disposição ferramentas de cursos, tutoriais, inclusive instrutivos sobre como usar as ferramentas digitais, para que sejam compartilhados também com as organizações culturais comunitárias dos 25 governos locais integrantes do GT (*). Com esses aportes, a Comissão Covid-19 da rede poderá ajudar a construir um banco de ferramentas para o uso de tecnologias neste contexto em que estamos vivendo.

A Direção de Cultura do Governo Municipal de San Luis Potosí (México), por exemplo, compartilhou suas Oficinas de Habilidades Digitais para Agentes Comunitários. Esses cursos fazem parte de “Resiliências”, o Plano de Ação Emergente que o município lançou no dia 24 de abril para fazer frente aos efeitos da emergência sanitária da Covid-19. 

As oficinas que San Luis Potosí têm online são em espanhol, de acesso livre e gratuito para as cidades integrantes do GT, com registro prévio. Neste leque de conteúdos, serão abordados desde aspectos básicos a considerar para gravar vídeos em casa com ferramentas e dispositivos ao alcance da mão, até tutoriais para divulgar, comercializar ou organizar os trabalhos, obras e oficinas que queiram inserir nas plataformas digitais.

Com estas capacitações, a Direção de Cultura de San Luis Potosí busca habilitar espaços de intercâmbio e formação gratuitos para animadores e produtores culturais que costumam atuar diretamente no território, motivando processos de base comunitária. A intenção é fortalecê-los em uma diversidade de habilidades e competências tecnológicas e digitais, para identificar outras possibilidades de associação, capacitação, gestão e empreendimento, com as quais dar continuidade ou saída para seu trabalho durante este período de isolamento social. 

À medida que vai se construindo com iniciativas como esta, o banco de ferramentas compartilhadas pelos estados e municípios integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais será divulgado nas redes sociais do programa  e na página web www.iberculturaviva.org (na aba “Cidades” do menu) para o uso dos governos locais que fazem parte da Comissão de Emergência e das pessoas e coletivos de seus territórios.

(*) Para inscrever-se nas Oficinas de Habilidades Digitais para Agentes Comunitários de San Luis Potosí é necessário completar este formulário: https://forms.gle/EAJu1RURA5vVhr3s9

Tags | ,