Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Guatemala

O Ministério de Cultura e Esportes da Guatemala, por meio da Direção Geral de Desenvolvimento Cultural, tem o mandato de promover e fortalecer as identidades nacionais; o reconhecimento da diversidade cultural, o fortalecimento das relações interculturais e a cultura de paz. Busca o aproveitamento social e econômico de determinados aspectos das culturas e a inclusão das mesmas em políticas, planos, programas e projetos de instituições públicas e privadas, baseados nas Políticas Culturais, Esportivas e Recreativas Atualizadas (2015-2034) e o Plano Nacional de Desenvolvimento Cultural a Longo Prazo.

A Direção Geral de Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas desde 2008 tem promovido programas e projetos nas seguintes áreas:

  • Participação cidadã
  • Vinculação institucional
  • Diversidade cultural
  • Fortalecimento da identidade cultural

Estas políticas e planos foram formulados e são executados com a participação dos cidadãos, a vinculação entre dependências do Estado,  sociedade civil organizada e cooperação internacional.

Em 2017, foi criado um espaço de apoio às Culturas Vivas Comunitárias com o fim de promover os espaços de reconhecimento, apoio e fomento aos processos organizacionais culturais de base comunitária e povos originários.

Página web: http://mcd.gob.gt/

Leia também:

Políticas Culturais, Esportivas e Recreativas

Plan Nacional de Desarrollo Cultural