Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

18

jul
2020

Em Notícias

Governo Municipal de Zapopan anuncia beneficiários do Fundo de Emergência para o Setor Cultural 

Em 18, jul 2020 | Em Notícias |

 

O Governo de Zapopan anunciou na sexta-feira 17 de julho as/os beneficiários da Fase 1 do Fundo de Emergência para o Setor Cultural do município. O edital teve inscrições abertas de 2 a 30 de junho.

Foram selecionadas propostas de quatro categorias: I) Educação Artística; II) Profissionalização Artística; III) Fomento e Difusão Artística; IV) Cultura Viva Comunitária (Laboratório de projetos e ações culturais comunitárias em Zapopan e Mediador comunitário).

Na categoria de Cultura Viva Comunitária, serão entregues 20 mil pesos mexicanos a cada projeto beneficiado no “Laboratório de projetos e ações culturais comunitárias”. Esta convocatória estava dirigida a organizações, associações, coletivos, agrupações e iniciativas culturais ou de vizinhos, com ou sem personalidade jurídica, interessadas em desenvolver projetos de cultura viva comunitária. Dez propostas foram selecionadas.

As duas pessoas selecionadas como “Mediador comunitário”, por sua vez, receberão 30 mil pesos cada. São elas: Víctor Manuel Arcienega Trujillo e Luísa Carolina Benítez Becerra. Sua missão será acompanhar o processo dos 10 projetos e ações culturais comunitárias selecionadas no laboratório para a conceitualização, desenho, acompanhamento em território e avaliação.

Zapopan é uma das municipalidades integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. A Direção de Cultura do Governo Municipal lançou recentemente, através do programa Zapopan Comunitária, o registro de organizações e agrupações culturais comunitárias e o registro de agentes aliados de Pontos de Cultura.

Esses registros buscam identificar, reconhecer, fortalecer e propiciar a articulação em rede das organizações sociais que mantêm um trabalho contínuo a partir da arte e das culturas, contribuindo para atender necessidades locais (como a melhora da educação, da saúde e da segurança) e estimular processos de desenvolvimento individual e comunitário.

 

 

 

Leia também:

Governo de Zapopan lança edital do Fundo de Emergência para o Setor Cultural do município