Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

20

Oct
2019

EmNotícias

No Chile, 70 pessoas de 9 regiões participam de curso de Gestão Cultural Comunitária

Em20, Oct 2019 | EmNotícias |

A Secretaria Regional Ministerial das Culturas, das Artes e do Patrimônio da Região de Aysén (Chile) realizou o 2º Encontro de Organizações Culturais Comunitárias, nos dias 16 e 17 de outubro, em Coyhaique, com convidados de oito regiões do país. Durante dois dias de intenso trabalho na Biblioteca Regional de Aysén, profissionais da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) ministraram o Curso de Gestão Cultural Comunitária. 

A diretora da área de Comunicação e Cultura da faculdade, Belén Igarzábal, e o sociólogo Franco Rizzi trabalharam com 70 profissionais das regiões de La Araucanía, Atacama, Magallanes, O’Higgins, Coquimbo, Biobío, Antofagasta, Los Ríos e Aysén. Franco e Belén são os coordenadores acadêmicos do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais Comunitárias, realizado por FLACSO Argentina em parceria com o programa IberCultura Viva.

Belén Igarzábal considerou “excelente” a atividade, especialmente pelas pessoas que vieram de diferentes regiones, com muita disposição para trabalhar. “Dividimos a jornada em duas partes. Uma primeira, mais expositiva, e uma segunda de trabalho em mesas e em rede. As pessoas estavam muito dispostas a participar, opinar e debater. Criaram projetos muito interessantes em que se viram refletidos o território, a diversidade, a identidade”, comentou a diretora.

A secretária regional ministerial (seremi) de Culturas de Aysén, Margarita Ossa, também se mostrou satisfeita com o resultado do encontro de organizações culturais comunitárias (OCC). “Contamos com a participação de oito regiões, trocando experiências e criando redes. Ademais, temos uma importante participação das agrupações culturais de nossa região”, ressaltou.

Para María Cristina Arteaga, que viajou de La Araucanía para participar do encontro, a atividade foi “muito benéfica”. “Conhecemos outras experiências, distintas atividades culturais que estão fazendo em outras regiões, e aprendemos com muita gente que tinha mais experiência que nós. Isso nos abre a mente para seguir com entusiasmo neste caminho de gestores culturais”, afirmou.

Todos os participantes receberam certificados da FLACSO-Argentina em Gestão Cultural Comunitária, levando a seus currículos novas ferramentas para seguir enriquecendo o trabalho das organizações culturais comunitárias.

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio

 

Tags | , , ,