Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

12

Sep
2020

EmNotícias

Direção de Cultura de Zapopan realiza o conversatório “Assembleias e consensos na cultura comunitária”

Em12, Sep 2020 | EmNotícias |

“Assembleias e consensos na cultura comunitária” é o tema do conversatório virtual que a Direção de Cultura do Governo de Zapopan (Jalisco, México) realiza nesta segunda-feira 14 de setembro, às 19 horas (hora de CDMX), como parte de seu programa de fortalecimento para as Organizações Culturais Comunitárias (OCC). O encontro contará com a participação, como palestrantes, de Niurka Chávez, do Programa Cultura Comunitária da Secretaria de Cultura do Governo do México, e Mario Rodríguez, da Fundação Wayna Tambo (Bolívia).

Mario Rodríguez é graduado em Educação e mestre em Comunicação. É educador, escritor e fundador da rede de comunicação popular Wayna Tambo, articulador do “Tejido de Cultura Viva Comunitaria” na Bolívia e integrante do movimento latino-americano de CVC. Na Red de la Diversidad e na Fundación Wayna Tambo, tem presença efetiva em redes de coordenação e  fortalecimento do tecido comunitário e de movimentos urbanos e culturais, com participação significativa de jovens e moradores/as de bairros populares, através de propostas, debates, negociações, mobilizações e capacidades de gestão do público, dos bens comuns e dos acordos de convivência equitativa em pluralidade, de forma corresponsável com diferentes instâncias do Estado com capacidade de incidência nas vidas cotidianas, no tecido organizativo e nas políticas públicas em escala local, municipal, nacional e internacional.

Niurka Chávez Soria cursou Sociologia, especializando-se em Sociologia da arte e da cultura, e estudos de gênero em Ciências Sociais, pela Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM). Participa de diversos processos, projetos e espaços de pesquisa, e trabalho colaborativo com coletivos com experiências artístico-culturais vinculados à promoção de direitos humanos e políticas públicas sobre cultura e direitos das pessoas jovens. Atualmente é responsável pela área de Vinculação e agenda comunitária da Direção de Animação Cultural, da Direção Geral de Vinculação Cultural, Secretaria de Cultura do Governo do México.

O conversatório busca ser um espaço para dar a conhecer as experiências e metodologias aplicadas pelos palestrantes convidados, para que as organizações no território de Zapopan possam fortalecer seus processos organizativos e de tomada de decisões. Esta atividade está dirigida a organizações e pessoas em geral, atuantes ou interessadas no tema da Cultura Viva Comunitária, e poderá ser acompanhada ao vivo e de maneira gratuita através das redes sociais de Cultura Zapopan e El Colegio de Jalisco.

Edições anteriores

Esta série de conversatórios virtuais promovidos pela Direção de Cultura de Zapopan  – com o apoio do Colégio de Jalisco e do programa IberCultura Viva – começaram na segunda-feira 17 de agosto, com o tema “Principios da Cultura Viva Comunitária”. Eduardo Balán, coordenador geral da produtora/escola cultural comunitária El Culebrón Timbal, de Buenos Aires, Argentina, participou do primeiro encontro como palestrante. Gerardo Padilla (San Luis Potosí) e María Elena Hernández participaram do segundo conversatório, “Organizações e desenvolvimento comunitário”, no dia 31 de agosto. Os próximos estão previstos para 5 de outubro (“Articulação e redes de Cultura Comunitária”) e 9 de novembro (“Economia alternativa na Cultura Viva”).

Zapopan é uma das municipalidades integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. A Direção de Cultura do Governo Municipal lançou recentemente, via programa Zapopan Comunitária, o registro de organizações e agrupações culturais comunitárias e o registro de agentes aliados de Puntos de Cultura. Esses registros buscam identificar, reconhecer, fortalecer e propiciar a articulação em rede das organizações sociais que mantêm um trabalho contínuo a partir da arte e das culturas, contribuindo para atender necessidades locais (como a melhora da educação, da saúde e da segurança) e fomentar processos de desenvolvimento individual e comunitário.

 

Acompanhe a transmissão em: www.facebook.com/ZapopanCultura e www.youtube.com/c/ElColegiodeJaliscoAC/.

 

Tags | ,