Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

29

ago
2019

Em Notícias

Culturas em movimento: conheça a proposta de Costa Rica selecionada no Edital de Apoio a Redes 2019

Em 29, ago 2019 | Em Notícias |

Nome do evento: II Congreso Mesoamericano y Caribe de Culturas Vivas Comunitarias: Culturas en movimiento.

Nome da rede: Movimiento de Culturas Vivas Comunitarias Costa Rica y Plataforma MARACA

Organização responsável: GuanaRED

Data prevista: de 20 a 22 de março de 2020

Arte, política, ecologismo, diálogo, brincadeiras e diferentes expressões culturais são estratégias que serão abordadas para fortalecer e validar as bases de trabalho regional durante o II Congresso Mesoamericano e Caribe de Culturas Vivas Comunitárias: “Culturas em movimento”, que se realizará em Buenos Aires (Punta Arenas, Costa Rica) de 20 a 22 de março de 2020. Como tema central transversal está a migração, por sua importância na região.

A proposta, apresentada pelo Movimento de Culturas Vivas Comunitárias Costa Rica e Plataforma MARACA, foi a ganhadora de Costa Rica no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019. Além de fortalecer a articulação e organização do movimento de cultura viva comunitária (CVC), tanto em nível nacional como regional, a iniciativa tem o objetivo de criar agendas de trabalho conjunto e visão compartilhada, e dar visibilidade à riqueza das culturas em movimento e do congresso.

Entre as atividades previstas para o congresso estão uma feira de arte, como espaço articulador; uma assembleia, como espaço de tomada de decisões; de 8 a 10 círculos da palavra, tomando como base os círculos trabalhados nos congressos latino-americanos; intercâmbios de experiência, para visibilizar os processos culturais comunitários realizados na região; um circuito de rotas culturais; um cortejo, percorrendo as ruas da comunidade Longo Maï; e uma peña cultural, com apresentações artísticas.

 

O evento se dirige a todas as pessoas que fazem parte de organizações ou trabalhos de impacto cultural, artístico e comunitário na região mesoamericana e Caribe, assim como pessoas que estão sendo parte (e interessados em integrar) dos processos de Culturas Vivas Comunitárias no Costa Rica. Entre eles as seguintes comunidades, redes e organizações: Plataforma MARACA, Movimento de Culturas Vivas Comunitárias Costa Rica, GuanaRED, Punto G Cultural, comunidade de pessoas migrantes Longo Maï, povos originários, comunidade afrodescendente, comunidade LGTBIQ+.

Como integrantes do Movimento de CVC Costa Rica e Plataforma MARACA, apresentaram esta proposta ao edital do IberCultura Viva as organizações/coletivos Yarä Kanic, ASADA Barrio Corazón de Jesús y Poás de Aserrí, Asociación Cultural del Swing y Bolero Costarricenses (Aswingbol), Asociación Limonense de Arte, Raíz y Cultura (ALARC), Grupo Folclórico Volviendo a Vivir, Casa Madremonte, Asociación Peña Cultural Ramonense, Trascendentes, Fundación Keme, Centro de Investigacion Indígena Oropopo, Colectivo Vergel de Gestión Cultural

https://www.facebook.com/GuanaRedCR/videos/2984119468296509/

 

Video: GuanaRED

Fotos: Comparsa Chitik no encerramento do Primeiro Congresso Mesoamericano de Culturas Vivas Comunitárias, na Guatemala, em dezembro de 2018

Tags | , ,