Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

29

Aug
2019

EmNotícias

“Arte, Cultura e Boas Práticas”: conheça o projeto da Guatemala selecionado no Edital de Apoio a Redes 2019

Em29, Aug 2019 | EmNotícias |

Nome do evento: Encuentro Festival “Arte, Cultura y Buenas Prácticas”

Nome da rede: Movimiento de Culturas Vivas Comunitarias

Organização responsável: Peronia Adolescente

Data prevista: 9 e 10 de novembro de 2019

 

Direitos humanos, participação juvenil, meio ambiente e arte comunitária a partir da mirada holística das Culturas Vivas Comunitárias serão os temas abordados no Encontro-Festival “Arte, Cultura e Boas Práticas”, que será realizado na Guatemala nos dias 9 e 10 de novembro de 2019. Como parte da intervenção, adolescentes e jovens vão organizar um minifestival onde serão apresentados os resultados dos círculos da palavra e da agenda artística. 

Fotos: Peronia Adolescente

A proposta apresentada pelo Movimento de Culturas Vivas Comunitárias da Guatemala, uma das 10 selecionadas no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019, tem como objetivo geral fortalecer a articulação local de grupos de adolescentes e jovens por meio da promoção das boas práticas entre seus pares e sua comunidade. 

O projeto prevê a participação de 50 adolescentes e jovens de zonas urbanas e rurais, que ali terão um espaço para o diálogo, o intercâmbio de ideias e a aprendizagem de boas práticas. Na primeira jornada de trabalho, haverá uma  palestra sobre as Culturas Vivas Comunitárias. Depois o grupo se dividirá em três, para os círculos do diálogo abordando os temas “direitos humanos”, “participação juvenil” e “meio ambiente”. Os resultados destes círculos servirão para a jornada de oficinas artísticas: dança, clown, brincadeira pública e comparsa

No dia seguinte, os/as participantes do encontro vão tomar as ruas de Ciudad Peronia com uma comparsa (um bloco). Será montado um palco que servirá de plataforma para a apresentação de ao menos quatro grupos artísticos, a chegada do bloco juvenil, oficinas artísticas sobre bijuteria, serigrafia e um pisal, exposições de pintura e produção de murais através do grafite. Este minifestival também conta com uma mostra artística dos círculos da palavra realizados no dia anterior. 

A proposta apresentada ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2019 será promovida com dois membros do Movimento de Culturas Vivas de Guatemala (Peronia Adolescente e Poderosas Teatro) e ao menos cinco grupos juvenis da área rural: Coban Alta Verapaz, Antigua Guatemala e Palin Escuintla e Urbana: Ciudad Peronia e Mesquital (Rincón Juvenil, Jóvenes Por la Vida, Las Patojas, Recrearte e La Ceiba Crew).

Tags | ,