Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

07

out
2022

Em Notícias

Rede de Cidades e Governos Locais estará presente no 5º Congresso Latino-Americano de CVC

Em 07, out 2022 | Em Notícias |

.

A Rede de Cidades e Governos Locais começou como um grupo de trabalho formado em novembro de 2017, no 2º Encontro de Redes IberCultura Viva, realizado durante o 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, em Quito, Equador. A formalização da iniciativa ocorreu em maio de 2019, no 3º Encontro de Redes, que aconteceu na cidade de Buenos Aires, Argentina, durante o 4º Congresso Latino-americano do CVC. Este ano, a rede estará no 5º Congresso Latino-americano da CVC, no Peru, não paralelamente, mas participando de diferentes atividades com as organizações, entre elas o círculo da palavra “Legislação e políticas públicas”.

A proposta de participação da Rede de Cidades e Governos Locais no congresso, que se realizará de 8 a 15 de outubro, foi apresentada ao IberCultura Viva em conjunto com o Grupo de Trabalho de Sistematização, com o objetivo de construir de forma colaborativa espaços de encontro e troca de conhecimento e boas práticas entre organizações culturais comunitárias (OCC) e gestores culturais. A ideia é poder sentipensar e construir estratégias de ação em torno dos conceitos de governança participativa e de base comunitária na construção de políticas, legislações, regulamentos e orçamentos culturais.

Um dos objetivos é desenvolver um processo de diálogo intersetorial em algumas sessões do círculo da palavra “Legislação e políticas públicas”, em que são exploradas iniciativas de governança participativa entre OCCs e governos locais. Além disso, a intenção é a de aprimorar habilidades técnicas na execução de políticas públicas de base comunitária, bem como gerenciar um encontro com a comunidade e a Rede de Cidades e Governos Locais para compartilhar experiências e gerar um espaço de escuta ativa sobre os problemas em relação às políticas locais e nacionais elaboradas sem a participação da comunidade.

Três representantes dos municípios membros da rede viajarão a Lima e Huancayo (Junín) com o apoio de IberCultura Viva: Luisa Velásquez (Guadalajara, México), Tania Alvarez (Alajuelita, Costa Rica) e Carola Gonzalez (Marcos Juárez, Argentina). Com a participação delas, pretende-se elaborar um documento que compile o conhecimento gerado nos espaços de intercâmbio, que sirva para planejar e desenhar um espaço e processo de reflexão e acompanhamento permanente entre a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais e o Movimento Latino-americano de CVC. 

Entre as ações propostas estão a participação dos representantes da rede em algumas sessões do círculo da palavra “Legislação e políticas públicas”, gerando diálogo, questionamento e intercâmbio de saberes e experiências com as organizações participantes do congresso, além de um espaço de capacitação técnica para o desenho e implementação de políticas comunitárias. Também está previsto um espaço de exposição de boas práticas em políticas de base comunitária, destinado a representantes de municípios e províncias integrantes da Rede de Cidades e Governos Locais, representantes de governos locais não participantes da rede e ativistas do movimento CVC com interesse na incidência política.

.

Videodiálogos

A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais também será representada por sua Comissão de Formação, que apresentará sua principal atividade prevista para 2022 no 5º Congresso Latino-americano de CVC: o ciclo de videodiálogos “Direitos culturais e cultura viva”. A iniciativa nasce das Cartas de Direitos Culturais de Niterói (Brasil) e San Luis Potosí (México), um dos intercâmbios que ocorreram no âmbito do programa, e é uma colaboração da rede com a Secretaria Municipal das Culturas de Niterói. 

Alexandre Santini, secretário das Culturas de Niterói, estará em Lima para apresentar o ciclo de videodiálogos junto com Gerardo Daniel Padilla, secretário técnico da Carta de Direitos Culturais UNESCO-San Luis Potosí. O lançamento será com uma atividade presencial no Complexo de Ollantaytambo (Av. Alfonso Ugarte s/n, Ate Vitarte, Lima), na terça-feira, 11 de outubro, às 15h (horário do Peru). A moderação ficará a cargo da mexicana Luisa Velásquez.

.

Além do ciclo de palestras que se realizará ao longo de cinco semanas, o projeto de vídeodiálogos inclui uma sessão de laboratório, também nesta terça-feira, 11 de outubro, no Peru. O objetivo do laboratório é elaborar em conjunto, a partir de múltiplas perspectivas, disciplinas e territorialidades, uma proposta de formação sobre “Direitos Culturais, Equidade Territorial e Cultura Viva”.

.

Sobre a rede

A Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais é composta por organizações públicas de Cultura que trabalham e desenvolvem o conceito de cultura viva comunitária em suas políticas públicas. Essa iniciativa de articulação com os governos locais surge como uma linha de ação do IberCultura Viva, entendendo que essas são as instâncias do poder público mais próximas das organizações culturais comunitárias e dos povos indígenas e comunidades afrodescendentes, os principais sujeitos com os quais o programa trabalha. 

Com essa rede, o programa IberCultura Viva busca criar espaços de reflexão, gerar consensos e histórias comuns sobre o que são as políticas culturais de base comunitária e como melhorar a implementação e o impacto dessas políticas nos territórios.

.

Saiba mais sobre a rede aqui