Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

16

dez
2021

Em Notícias

GT de Sistematização se reúne para discutir um roteiro para 2022 e redefinir as comissões de trabalho

Em 16, dez 2021 | Em Notícias |

O Grupo de Trabalho de Sistematização e Divulgação de Práticas e Metodologias de Políticas Culturais de Base Comunitária (GT de Sistematização) do programa IberCultura Viva se reuniu na quinta-feira, 9 de dezembro, para discutir a rota para o próximo ano. Além de debater algumas propostas apresentadas anteriormente ao encontro, como a instalação de um seminário permanente e de um repositório ou revista digital, o grupo propôs mais algumas reflexões e acabou redefinindo as equipes de trabalho para 2022. 

O GT de Sistematização tem 59 membros de 10 países. Estas pessoas, que foram selecionadas por chamada pública, foram inicialmente distribuídas em três comissões: “Marcos teóricos das políticas culturais de base comunitária”, “Políticas públicas e governança cultural” e “Trabalho territorial e organizações culturais comunitárias”. Estes grupos foram propostos pela Unidade Técnica do IberCultura Viva como forma de organizar os trabalhos, mas a sua ordenação muda a partir deste mês, de acordo com as observações feitas durante o encontro. Participaram desta reunião por videoconferência 37 pessoas, entre membros do GT, equipe da Unidade Técnica, representantes da presidência e da vice-presidência do programa. 

.

Uma primeira sistematização

No início do encontro, Elena Román, professora-pesquisadora da Universidade Autônoma da Cidade do México (onde coordena o Observatório de Políticas Culturais), apresentou um mapa conceitual que desenvolveu a partir da revisão dos vídeos das sessões anteriores do GT. Para propor um exercício de percurso, ela procurou tornar visual o que foi proposto nos três espaços de trabalho que as comissões realizaram em outubro e novembro, e que tem a ver com a forma como cada uma das equipes se inter-relaciona. 

Na sessão de abertura do Grupo 1 (“Marcos teóricos”), por exemplo, a pesquisadora observou que surgiram elementos relacionados às políticas culturais e ao trabalho territorial, e pouco se falou sobre conceitos específicos, o que a fez pensar em outras possibilidades, como o estabelecimento de áreas de aderência. “Podemos estabelecer alguns elos entre o grupo 1 e o grupo 2, que gerariam outro espaço de trabalho, o que nos permitiria trabalhar em processos de diferenciação e integração. Podemos ver o mesmo com o grupo 3 e o grupo 1, e o grupo 2 com o grupo 3 ”, sugeriu. 

Segundo Elena Román, nos vídeos há um elemento de expectativa e desejo que está ligado a isso: que as narrativas, experiências e práticas das organizações comunitárias se tornem evidentes. “Este é um elemento importante que temos que levar em conta nas decisões: estabelecer alguns momentos, vários espaços, primeiro o trabalho diferenciado, depois o trabalho inter-relacionado”, disse.

Por outro lado, algo que ficou explícito nos três grupos é que muitos dos participantes deixaram claro o motivo por que estavam ali e houve narrativas de que pesquisas estão sendo feitas ou projetos estão sendo produzidos. Para ela, essas pesquisas e/ou projetos podem ser insumos para o trabalho, e seria interessante tentar potencializar o que está sendo gerado em cada um desses espaços. 

Além da produção, a pesquisadora propõe que sejam levados em consideração posicionamentos, perfis e contextos. “Dentro dos grupos pode ser muito nutritivo, em termos de experiência, algo muito poderoso, porque são muitos os que trabalham em organizações comunitárias e estão aqui apenas para este exercício, e em termos de ponderação serão vozes importantes”, afirmou. comentou, destacando que no GT também tem quem faz parte da academia, e quem faz parte de instituições públicas, que tomam decisões e, ao mesmo tempo, estão vinculadas às organizações.

“O que nos integra é a necessidade dessas experiências, práticas, narrativas e vozes no que diz respeito aos objetivos que imaginamos serem os das organizações culturais de base comunitária”, disse Elena, que considera legítimas as expectativas e propostas feitas, mas preocupa-se em viabilizar o trabalho com os tempos e possibilidades de participação disponíveis. “Seria bom se nesta rota nos posicionássemos quanto ao tempo e em termos práticos e operacionais”, recomendou.  

.

Um guia de autoavaliação

Após a apresentação de Elena Román, outro mexicano, Rafael Paredes Salas, consultor em direitos culturais e presidente da associação Traza Social, vinculada à Universidad Iberoamericana de Puebla, comentou que na sexta-feira, 10 de dezembro, seria apresentado o exercício de autoavaliação das políticas culturais de base comunitária na cidade de Xalapa, um dos municípios integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. A ele também coube acompanhar a implementação deste guia na cidade de Zapopan alguns anos atrás.

O “Guia de autoavaliação de políticas culturais de base comunitária” elaborado por Rafael Paredes é o resultado do projeto de pesquisa “Avaliação e fortalecimento de políticas culturais de base comunitária no Espaço Ibero-americano” e pretende ser uma ferramenta útil e acessível para governos locais e organizações regionais interessadas em rever suas ações e construir uma agenda participativa, colaborativa e intersetorial. 

“O guia tem pontos fortes, mas alguns pontos fracos. Uma das fragilidades é que entra com força nos conceitos que o Movimento Cultura Viva Comunitária vem utilizando, e também força o diálogo com a Agenda 21 da Cultura, que está na base do guia. Sinto que existem alguns conceitos que o guia não contempla, ou contempla, mas como uma explicação adicional. Por outro lado, é muito extenso. Acho que uma nova versão do guia mais adequada seria mais curta, com alguns itens reformulados para que venham em uma linguagem mais adequada, com conceitos mais adequados ao que está sendo trabalhado no nível territorial, e que seja mais explicativo “, disse ele.

Além de divulgar o site para que os participantes do GT conheçam esse instrumento, Rafael Paredes mencionou a possibilidade de o grupo ingressar no Mondiacult por meio de um pré-encontro. (Em 1982, o México sediou a Mondiacult, a Conferência Mundial sobre Políticas Culturais. O próximo ano marcará quatro décadas dessa conferência e o México sediará a segunda edição da Mondiacult.) A UNESCO está convocando pré-reuniões de Mondiacult sob o esquema Resiliart, que são os diálogos que começaram a ocorrer após a pandemia para refletir sobre os diferentes problemas que o setor cultural está passando.

.

Uma base conceitual

Em representação do Observatório da Diversidade Cultural, grupo de pesquisa vinculado à Universidade do Estado de Minas Gerais e à Universidade Federal da Bahia (Brasil) que conta com nove integrantes no GT de Sistematização, a gestora e pesquisadora Giselle Dupin comentou que, para eles, a divisão em três grupos de trabalho não parecia muito produtiva. “No primeiro grupo, para a discussão dos conceitos, por exemplo, achamos que seria interessante a participação de todos. Para que os outros possam acompanhar, é preciso primeiro conhecer os conceitos ”, afirmou a pesquisadora brasileira, que também havia proposto o estabelecimento de indicadores como uma questão de metodologia para que as experiências possam ser comparáveis.

Quem também aderiu à sugestão do Observatório de ter uma base conceitual que lhes permita avançar, se possível com uma participação mais ampla no primeiro espaço de trabalho, foi o colombiano Nicolás Lozano, cientista político vinculado ao Instituto Distrital de Patrimônio Cultural da cidade de Bogotá que tem trabalhado em questões de interculturalidade, acesso do cidadão aos direitos culturais, patrimônio tangível e imaterial, memória cultural, sistemas de participação cultural e aplicação de mecanismos de cooperação cultural entre países, organizações multilaterais, ONGs e comunidades.

Para Nicolás, seria interessante pensar nos mecanismos de comunicação que podem existir entre os três grupos de trabalho, internamente, mas sobretudo no nível conceitual, “como se entende a articulação entre os processos comunitários e a academia, entre os processos comunitários e a institucionalidade, como o conhecimento é transferido entre a academia e a institucionalidade, como essas reflexões acadêmicas passam a influenciar a geração de políticas públicas institucionais e como os processos comunitários também afetam o pensamento acadêmico”.

Outra questão abordada pelo cientista político, em termos mais territoriais e de intercâmbio de processos, é como as políticas culturais viajam. “Estamos falando em um contexto latino-americano e é muito interessante ver como essa difusão ou esse espaço de transmissão e apropriação de políticas culturais ocorre em diferentes níveis, entre instituições, entre comunidades. O trabalho em rede fez com que a informação circulasse muito mais rápido do que se falássemos sobre outras experiências na cultura e nas artes”, afirmou.

.

Uma proposta de seminário

A argentina Rosario Lucesole, que foi consultora de projetos do IberCultura Viva até o primeiro semestre deste ano, participa do GT de Sistematização como mestranda em Estudos Culturais na América Latina pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e como Pró-secretária de Vinculação Comunitária e Bem-Estar Universitário na Área Transdepartamental de Formação de Professores da Universidade Nacional das Artes.

Em sua fala, Rosário disse concordar com o que disse Giselle Dupin, que talvez a divisão por temas não seja a mais adequada para o tipo de processo que se pretende realizar. “Para mim, existem dois tipos de tarefas que estamos a imaginar: uma que tem a ver com a configuração de um marco teórico que todos conhecemos e que ao mesmo tempo concordamos, e por outro lado, o caminho da sistematização, que como bem diziam as companheiras, exige uma metodologia consensual”, opinou.

Para o campo da sistematização, ela se propôs a imaginar uma oficina onde quem já tem mais experiência no assunto possa compartilhar algumas das metodologias que considera mais valiosas e necessárias para esse tipo de tarefa, para então poderem definir um corpus juntos. No que se refere ao referencial teórico, a proposta é a de um seminário permanente que lhes permita discutir os conceitos que cada um vem trabalhando, abordando diferentes questões a partir de diferentes enfoques.

À ideia de preparar seminários (um por mês a partir de fevereiro ou março) proposta por Rosário foram acrescentadas algumas contribuições de conceitos que poderiam ser abordados, tais como: cultura comunitária, políticas públicas e cultura comunitária, bem viver, cultura colaborativa, memórias e museus comunitários, governança cultural comunitária, economia social, inclusão digital, gênero, diversidade e cultura comunitária, educação e cultura comunitária, infância e juventude.

.

Algumas contribuições coletivas

No documento que foi divulgado antes da reunião, também foi proposta a criação de um repositório de trabalhos abordando esses temas – como um trabalho prévio à montagem dos seminários. A ideia é que a enumeração dos tópicos delineados sirva de linhas para agrupar esses trabalhos, ao mesmo tempo que lhes permitiria pensar em subgrupos para montar os seminários de acordo com os temas que cada um mais trabalha. Essa tarefa anterior permitiria aos participantes se organizarem para trabalhar de acordo com a relevância da pesquisa e com leituras comuns a partir da contribuição coletiva. 

Ao comentar as propostas apresentadas, o secretário técnico do IberCultura Viva, Emiliano Fuentes Firmani, comentou uma questão levantada por Elena Román, a respeito das expectativas de quem realiza trabalhos de pesquisa, tanto no estímulo ao desenvolvimento da pesquisa como na divulgação. “A proposta de uma revista digital ou de algum tipo de publicação específica, a ideia de repositório e outras me parece que contribui para esse acúmulo de conhecimento construído a partir do meio acadêmico e da necessidade de fortalecê-lo e aprimorá-lo”, afirmou.

No que diz respeito à discussão sobre o vínculo ou troca de saberes entre o que se produz nas organizações e o que se produz academicamente, Emiliano mencionou a possibilidade de uma tarefa de estruturação de mecanismos, eventos e espaços de trabalho. “É interessante pensar em um encontro de troca de saberes, ou diálogo de saberes, promovido por esse grupo de trabalho, que também convide as organizações a participarem”, sugeriu.

A implantação de um sistema de informação, segundo ele, é outro espaço de trabalho que parece uma linha concreta de ação. Quais são os princípios metodológicos que vamos compartilhar para estabelecer o sistema de informação? Quais são as categorias que vamos pesquisar? Tudo isso é um trabalho específico e também poderia ser realizado por meio de responsabilidades, por isso falo em comissões ”, comentou.

.

As comissões de trabalho

Sobre a conformação inicial das três comissões, o secretário técnico disse que a ordem do GT será alterada, uma vez que as comissões temáticas não parecem operativas quando se pensa no trabalho. “A ideia das comissões não é que sejam estanques, é que haja responsáveis, mas que todos possamos participar e todos contribuir para cada uma das propostas que se organizam”, explicou. “Se vamos trabalhar com a questão da divulgação e promoção da pesquisa, quem vai se responsabilizar por essa mudança? Não vai andar sozinho, vai andar com a contribuição de todos ”. 

Especificamente, o que Emiliano lhes propôs foi que algumas pessoas pudessem começar a trabalhar no processo de estimulação e divulgação da pesquisa, e isso incluiria montar o repositório, pensar na publicação, tentar fazer orçamento, tentar acertar os tempos … Outro grupo poderia trabalhar na sistematização, pensando também na possível articulação do conhecimento com o que vem ocorrendo no campo, mais especificamente com o setor comunitário, sem recorte particular temático; as organizações culturais que têm trabalhado e refletido, como fazemos essa ligação e como construímos a partir de eventos. 

“Podem ser círculos da palavra, se quisermos levar o nome que o movimento vem tratando; outros espaços de laboratório que podem ser elaborados no ano com uma agenda de reuniões, talvez pensando que o corolário desse processo poderia estar no marco do Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, pensando também em quais recursos seriam necessários para tal “, ele apontou. 

O terceiro grupo de trabalho seria para o sistema de informação, basicamente. “Descontando o seminário, que seria transversal a todos esses trabalhos, e que talvez o que pudéssemos fazer é refinar um pouco mais as propostas temáticas e começar a propor dentro dessas propostas quem pudesse preparar para a discussão a partir de certas bibliografias ou certas linhas de pensamento”, ele comentou.

.

Um ponto de partida

A primeira que se ofereceu para coordenar uma das tarefas, o tema dos seminários e da montagem dos repositórios de trabalho, foi Clarisa Fernández, pesquisadora e professora argentina que trabalha há sete anos com o tema do teatro comunitário. Nos últimos três anos, ela começou a trabalhar com questões vinculadas às políticas públicas culturais, em sua relação com organizações culturais comunitárias, em seu trabalho com o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET / Universidade Nacional de La Plata). 

“Como disse a Elena, podemos partir do que já foi feito, e daí ver que trabalhos conceituais já foram feitos a partir destas linhas temáticas. Isso nos ajudará a nos concentrar na preparação deste seminário permanente. Quem tem trabalhado com o conceito de políticas culturais comunitárias, quem tem trabalhado com saúde, com determinados temas, e a partir desta organização poder começar a reunir os grupos para avançar na montagem dos seminários ”, afirmou Clarisa.

Rocío Orozco, gestor cultural comunitária, vinculada à organização CulturAula e à Universidade Jesuíta de Guadalajara ITESO (México), é quem vai começar a coordenar aqueles que querem se unir para pensar estratégias de articulação com o diálogo de saberes dos setor comunitário com essa sistematização, com esse processo, e qual poderia ser o caminho para esse trabalho conjunto. A coordenação do terceiro grupo de trabalho, que tratará do sistema de informação, esteve a cargo de Elena Román.

.

Alguns passos firmes

Ao final do encontro, Diego Benhabib, coordenador do programa Pontos de Cultura da Argentina e representante da vice-presidência do IberCultura Viva, comemorou o nível de participação que tem havido no GT de Sistematização e considerou o processo “muito rico” de elaboração e o nível de propósito que tiveram. 

“É extremamente gratificante trabalhar assim. O caminho que Emiliano está propondo e que eles vêm trabalhando coletivamente é viável, e é algo desejável que temos no Conselho Intergovernamental há muito tempo. No início do programa, o tema do observatório era um anseio, uma vontade que estava lá longe, que não sabíamos como iria evoluir. Acredito que o que este grupo de trabalho tem feito é esclarecer esse caminho e avançar com passo firme. Um primeiro passo firme, uns dois primeiros passos firmes para estar no caminho que almejamos há muito tempo”, destacou o representante da Argentina no programa.

Diego Benhabib também comentou que há propostas de diferentes teores, algumas que têm mais a ver com operacionalidade, com as possibilidades concretas de fazer por meio de projetos, iniciativas, pequenas linhas de trabalho, e há outras que são pensadas em termos mais estruturais e longo prazo. “Acredito que apontar nos dois sentidos, e que os dois sentidos não estejam dissociados, é o que nos vai permitir seguir o caminho certo”, frisou.

A próxima reunião do GT de Sistematização está marcada para a primeira quinzena de fevereiro de 2022. A ideia é que Clarisa, Rocío e Elena coordenem as propostas recebidas, as contribuições, e em fevereiro o GT começará a trabalhar no calendário e na realização dos seminários.

.

Leia também:

Participantes do GT de Sistematização realizam primeiro encontro para organização do espaço de trabalho

59 pessoas participarão do GT de Sistematização de Políticas Culturais de Base 

Comunitária