Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

16

fev
2023

Em EDITAIS
Notícias

493 pessoas de 12 países enviaram inscrições para o Edital de Bolsas 2023

Em 16, fev 2023 | Em EDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva recebeu um total de 493 inscrições para o Edital de Bolsas do Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária 2023. O período de inscrições esteve aberto entre 16 de dezembro e 15 de fevereiro, e os países com maior número de inscrições enviadas foram Colômbia (108), Brasil (65), Chile (65) e Argentina (64). Em seguida, México (55), Peru (34), Uruguai (33), Equador (26), Costa Rica (17), El Salvador (12), Paraguai (8) e Espanha (6). Na edição de 2022, foram enviadas 360 candidaturas para a plataforma Mapa IberCultura Viva; em 2021, foram recebidos 502.

Assim como nas edições anteriores, o processo seletivo desta convocatória será composto por duas etapas: habilitação e avaliação. Na primeira etapa, a equipe da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO-Argentina) revisará a documentação enviada, para verificar se os anexos foram carregados corretamente e se as pessoas se encaixam nos perfis exigidos para concorrer a uma das 96 bolsas que serão concedidas pelo IberCultura Viva. As pessoas que enviaram a documentação corretamente terão suas inscrições habilitadas e passarão para a próxima etapa, de avaliação.

Na segunda etapa do processo seletivo, a avaliação das candidaturas ficará a cargo dos representantes governamentais de cada país participante. Entre os critérios que serão levados em consideração na seleção está a experiência em incidência, elaboração e execução de políticas culturais públicas e/ou em gestão cultural comunitária. Além disso, será valorizada a formação (certificada) em gestão cultural e disciplinas afins, como artes, ciências sociais, humanas ou econômicas.

As candidaturas que obtiverem a maior pontuação por país, de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento, serão selecionadas para receber as 96 bolsas desta sexta turma do Curso de Pós-Graduação  Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, que será ministrado no campus virtual da FLACSO-Argentina de abril a dezembro de 2023. Pelo menos 50% das pessoas selecionadas devem ser mulheres.