Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

31

out
2016

Em EDITAIS
Notícias

Prazo de inscrições do Edital de Apoio a Redes é prorrogado para dezembro

Em 31, out 2016 | Em EDITAIS, Notícias |

Foi prorrogado para 1º de dezembro o prazo de inscrições do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2016. Com a intenção de fortalecer o trabalho e fomentar a articulação de redes de cultura de base comunitária nos países ibero-americanos, o edital distribuirá um total de US$ 100 mil entre os ganhadores de duas categorias. Cada projeto poderá receber até US$ 5 mil.

Uma das duas categorias é dirigida ao apoio para a realização de eventos de redes de cultura de base comunitária municipais, estaduais, nacionais ou regionais. Por eventos se entendem encontros, congressos, seminários, festivais, feiras, colóquios e simpósios. As propostas devem referir-se a eventos realizados entre 1º de fevereiro e 31 de outubro de 2017.

A outra categoria é voltada ao apoio a eventos de redes nacionais e/ou regionais que tenham como objetivo a preparação para o 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária (CVC), que será realizado em 2017 em Quito (Equador). As primeiras edições dos congressos, organizadas pelas redes latino-americanas de Cultura Viva Comunitária, ocorreram na Bolívia em 2013, e em El Salvador, em 2015.

Saiba mais:

Edital de apoio a redes de cultura de base comunitária

IberCultura Viva lança seus três editais de 2016

 

Os congressos latino-americanos

Em maio de 2013, a cidade de La Paz foi “tomada poeticamente por assalto” por cerca de 1.200 ativistas artístico culturais provenientes de 17 países de América Latina. Participaram 35 representantes de governos, formando uma aliança em torno de políticas públicas que garantam 0,1% dos orçamentos públicos para a Cultura Viva Comunitária e uma rede de cidades criativas pela Cultura Viva Comunitária. Finalizado o congresso, foi elaborado de maneira coletiva um manifesto denominado “Declaração de La Paz”, em que ressaltavam o que havia significado este evento e algumas de suas perspectivas.

O 2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária se deu em El Salvador, um país marcado por lutas, conflitos, massacres, e que vive um momento histórico com um governo que busca promover a mudança social por meio da cultura. O evento foi organizado pela sociedade civil (a Red Salvadoreña de Cultura Viva Comunitaria) com o apoio da Secretaria de Cultura da Presidência, de 27 a 31 de outubro de 2015, sob o lema “Convivência para o bem comum”.

Durante cinco dias, cerca de 500 congressistas da América Latina e do Caribe participaram de conferências, fóruns, debates, reuniões, oficinas, apresentações e visitas a comunidades. A cordialidade, o respeito e o espírito de irmandade marcaram o encontro antes, durante e depois. Na plenária final, na Concha Acústica da Universidade de El Salvador, se juntaram para celebrar o encontro e anunciar que o próximo “congresso da cultura da alegria e do afeto” seria em Equador, em 2017.

 

Leia também:

https://culturavivacomunitaria.org/cv/2013/06/la-declaracion-de-la-paz/

https://iberculturaviva.org/congresso-chega-ao-fim-com-celebracao-afetuosa-e-um-novo-ponto-de-encontro-equador/

https://iberculturaviva.org/es-cinco-dias-de-cultura-viva-en-el-salvador/