Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

01

nov
2016

Em Notícias

Metodologia do Museu da Pessoa no Brasil é tema de curso na Argentina

Em 01, nov 2016 | Em Notícias |

Interessados em conhecer a metodologia de registro de histórias de vida desenvolvida pelo Museu da Pessoa no Brasil podem participar do curso Tecnologia Social da Memória, que será realizado de 8 a 10 de novembro na Universidade de Belgrano (Zabala 1837, Piso 16, Buenos Aires). Nos dias 11 e 12, no mesmo local, haverá um encontro com profissionais e organizações que tenham interesse em colaborar com a implantação de um núcleo Museu da Pessoa na Argentina.

colecao-professores

A coleção “Professores” é parte do acervo do Museu da Pessoa no Brasil

O programa de formação faz parte do projeto “Museu da Pessoa – Rede Internacional de Histórias de Vida”, um dos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Intercâmbio, edição 2015. É uma iniciativa do Instituto Museu da Pessoa no Brasil e do professor Emiliano Polcaro, da Universidade de Belgrano, com o propósito de sensibilizar os participantes para a valorização das histórias de vida como uma fonte singular de conhecimento de culturas e histórias de diferentes povos.

Nos três dias do curso, os participantes terão a oportunidade de revisitar suas histórias, aprender a entrevistar e refletir sobre o valor da história de vida como patrimônio cultural. Os interessados devem escrever para info@museodelapersona.org (aos cuidados de Emiliano Polcaro). O resultado desse trabalho poderá ser conhecido no portal www.museudapessoa.net.

O museu

Fundado em São Paulo em 1991, o Museu da Pessoa é um museu virtual colaborativo que tem por objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Hoje, seu acervo reúne 16 mil depoimentos gravados e 60 mil fotos e documentos digitalizados, que ajudam a contar a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.

Nestes mais de 20 anos de atividades, o museu vem atuando na construção de uma rede internacional de histórias de vida, repassando a tecnologia social a grupos e organizações que possam disseminar a metodologia em seus países. Em 1999, apoiou a criação de um núcleo em Portugal (Universidade de Minho). Em 2001 foi a vez da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e em 2003, do Centro Histórico de Montreal, no Canadá. Agora, o objetivo é criar um Museo de la Persona na Argentina.