Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Uruguai

uyO Uruguai trabalha na construção de articulações e diálogos permanentes com a Rede de Cultura Viva Comunitária. Tal rede existe de maneira organizada desde 2013, concomitantemente com a participação de 15 coletivos uruguaios no I Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, realizado em La Paz, Bolívia.

A partir deste congresso se formou no Uruguai uma rede de trabalho que vem ativando diversos processos em nível nacional.  Desde então essa rede mantém encontros/jornadas e atividades de caráter mensal, participa ativamente das instâncias regionais e envia representantes às instâncias de reunião do Conselho Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, realizadas em Buenos Aires e São Paulo.

Ponto importante foi o Primeiro Encontro Regional de CVC Uruguai, realizado em 2014 em Paysandú, cidade a 400 km de Montevidéu. Participaram mais de 300 pessoas representando  mais de 30 coletivos, organizações e instituições provenientes de diferentes áreas do país. Os eixos temáticos de discussão foram democratização cultural; gestão cultural e comunicação comunitária; juventude e arte para a transformação social.

Fixaram-se, então, as seguintes metas: a) propiciar o intercâmbio e o conhecimento entre as experiências de cultura comunitária no Uruguai; b) trabalhar pela visibilização, pela legitimação e pelo fortalecimento do setor; c) georreferenciar, mapear, documentar as experiências de todo o território nacional a partir da perspectiva da cultura comunitária; d) avançar em termos de formação em gestão cultural comunitária; e) propiciar a troca de conhecimentos que circulam nos coletivos, a fim de consolidar uma conceitualização da cultura comunitária no Uruguai; f) incidir na elaboração de políticas públicas de alcance nacional que contemplem esta dimensão da cultura através da geração de fundos e recursos nacionais que os próprios atores podem executar e gestar; g) aprofundar no trabalho de articulação da cultura viva comunitária em nível latino-americano.

Site: http://cultura.mec.gub.uy