Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

08

nov
2018

Em Notícias

Um festival comunitário e um ciclo de intercâmbios: o projeto de Costa Rica selecionado no Edital de Apoio a Redes 2018

Em 08, nov 2018 | Em Notícias |

Nome do evento: Festival de Juventudes de La Carpio

Nome da red/articulação: Aprendizajes colaborativos La Espiral

Instituição responsável: Cooperativa Viresco

 

“Aprendizagens colaborativas La Espiral” é o nome da rede/articulação formada pela Cooperativa Viresco (San José, Costa Rica), o grupo Aprende a jugar (San José, Costa Rica), a iniciativa em educação popular “CulturAula: Comunidades Aprendiendo” (Guadalajara, México) e a Asociación Civil Caja Lúdica (Cidade de Guatemala).

(Fotos: Fejuca)

O projeto proposto por eles no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018 se refere a um festival comunitário na comunidade de La Carpio, em Costa Rica, e um ciclo de intercâmbios metodológicos para nutrir de ferramentas e experiências os estudantes atuais e já graduados do curso de Técnico em Animação Sociocultural Comunitária (TASC), e também alimentar os processos comunitários que lideram atualmente. Além de La Carpio, o projeto beneficiará a comunidade de León XIII.

A quarta edição do Festival de Juventudes de La Carpio (FEJUCA), a realizar-se em dezembro de 2018, contará com oficinas, apresentações artísticas, atividades recreativas e feira de artesanato e comida. A ideia é que ao menos 60% dos artistas da agenda do FEJUCA sejam da comunidade e que ao menos 70% da produção seja assumida por membros da comunidade. Também figuram como metas do projeto ter a participação de cerca 200 pessoas de La Carpio e propiciar o intercâmbio de no mínimo oito gestores culturais de Costa Rica, México e Guatemala.

A iniciativa busca promover e difundir a cultura existente em La Carpio – esta comunidade binacional (estima que 50% são costarriquenhos e 49% nicaraguenses) surgiu em 1997 – e fortalecer os processos de educação alternativa desenvolvidas pelas organizações e coletivos das redes de arte e cultura MARACA e Culturas Vivas Comunitárias Mesoamérica.

 

Saiba mais sobre o Festival de Juventudes de la Carpio

Tags | , , ,