Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

17

ago
2016

Em Notícias

“Trenzando caminos”: jovens de seis países se encontram em Montevidéu para debater problemáticas da região

Em 17, ago 2016 | Em Notícias |

 

No contexto do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS), encontraram-se em Montevidéu grupos e organizações juvenis ou que trabalham com jovens a partir da ação cultural, política e organizativa em comunidades de seis países: Chile, Paraguai, Brasil, Argentina, França e Uruguai. O projeto, batizado de “Trenzando caminos – Una construcción político cultural, desde la sociedad civil en el Mercosur”, foi um dos sete ganhadores da categoria 1 do Edital IberCultura Viva de Intercâmbio.

Durante uma semana, de 18 a 24 de julho, os representantes dos grupos e organizações buscaram promover e aprofundar olhares e perspectivas locais com horizonte regional, em um espaço de encontro e formação acerca das diversas realidades dos países. Além de compartilhar e trocar experiências e práticas, eles tinham como objetivo gerar coletivamente uma plataforma de ação, visibilidade e posicionamento em torno dos interesses e preocupações destes grupos e instituições, frente a distintas instâncias institucionais e públicas do Mercosul, do Mercociudades e do Parlasur.

O encontro teve um formato articulado de estágios, espaços de oficina e formação, encontros e reuniões, e terminou com uma ação de visibilidade pública da atividade no centro de Montevidéu, em que o grupo contou com o apoio do Centro de Participación Popular (CPP), organização membro do PMSS.

Ao longo da semana de trabalho foram discutidos temas como a criminalização das juventudes e suas expressões, os  para que, onde e como da ocupação e recuperação dos espaços públicos – eixos com que vinham articulando suas ações (encontros, campanhas, intervenções públicas, marchas, ações de incidência, etc). Tais ações buscam visibilizar e colocar na agenda as realidades, vivências e esforços que se realizam em um sem número de experiências de organização e ação cultural da região.

Além de se reunir com o responsável pela Secretaria Técnica Permanente do Mercociudades, o grupo esteve com a representante da Unidade de Participação do Mercosul, o secretário do Alto Representante Geral do Mercosul e o vice-presidente do Parlasur. Nestas reuniões eles puderam compartilhar os trabalhos que os grupos e organizações vêm realizando, e suas visões sobre a situação dos jovens na região.

Os estágios

Que diferenças e semelhanças podem haver entre jovens de Chile, Paraguai, Argentina, Brasil, França e Uruguai? Como trabalham dentro dos centros juvenis? A ideia dos estágios veio do desejo de conhecer e compartilhar esse fazer, essas vivências, o que se concretizou em quatro centros juvenis que trabalham  a partir do CPP e desenvolvem suas atividades em distintas comunidades de Montevidéu.

Nos centros, os participantes do encontro foram construindo o que terminou sendo os insumos para a marcha de encerramento. Em conjunto, definiram os conteúdos e as diretrizes com que armaram os cartazes, murais, áudios, etc. E marcharam juntos, no último dia do encontro, em uma ação de visibilidade e ocupação do espaço público que buscava ser uma síntese do conjunto das atividades e discussões levadas adiante nas distintas instâncias.

As organizações

O projeto Trenzando Caminos foi apresentado ao Edital IberCultura Viva de Intercâmbio pelas seguintes organizações: Asociación Ecuménica de Cuyo (FEC, Mendoza, Argentina), Centro Tierra Nueva (Argentina), Centro de Acción Cultural (Centrac, Brasil), Centro de Participación Popular (CPP, Montevideo, Uruguay), ECO – Educación y Comunicaciones (Chile), Servicio para el Desarrollo de los Jóvenes (Sedej, Chile) e Decidamos – Campaña por la Expresión Ciudadana (Paraguai).

As entidades são membros do Programa Mercosul Social e Solidário (PMSS), uma plataforma de organizações da sociedade civil integrada por 17 ONGs de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Desde 2003 eles desenvolvem estratégias em três níveis (local/nacional e regional) com vistas a reivindicar os direitos políticos, econômicos, sociais e culturais dos setores excluídos na participação e no desenho do processo de integração regional. Desde então realizaram mais de 150 oficinas locais, 20 encontros regionais e 5 de caráter regional de que participaram mais de 150 organizações dos cinco países.

 

Fonte: PMMS

 

Saiba mais:

https://www.mercosursocialsolidario.org

 

Alguns vídeos produzidos pelo PMMS: