Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

15

maio
2017

Em Notícias

Últimos dias de inscrições para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Em 15, maio 2017 | Em Notícias |

Entidades sem fins lucrativos América Latina e do Caribe podem se inscrever até 31 de maio na categoria “Água, Meio Ambiente, Agroecologia ou Cidades Sustentáveis” do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2017. Em sua nona edição, o prêmio pela primeira vez reconhecerá iniciativas de outros países da região capazes de gerar soluções para os problemas sociais e que possam ser aplicadas no Brasil.

A participação está aberta a instituições sem fins lucrativos, como fundações, organizações da sociedade civil, instituições educativas e de pesquisa ou organizações governamentais. Para obter a certificação, as iniciativas devem ser reconhecidas como soluções que tenham tido um impacto efetivo na melhora da qualidade de vida das pessoas e possam voltar a ser aplicadas.

As três melhores iniciativas serão documentadas em vídeo para a difusão das experiências e terão custeados os gastos para a participação de seus representantes no Foro Internacional de Tecnologia Social, que será realizado em Brasília em novembro de 2017. O evento reunirá especialistas no temas e discutirá o conceito de tecnologia social como ferramenta de desenvolvimento sustentável.

As experiências registradas que também sejam certificadas farão parte do Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação Banco do Brasil. O BTS é uma coleção on-line, gratuita, que hoje dispõe de 850 soluções bem-sucedidas aplicadas nas comunidades do Brasil. A finalidade do acervo é difundir as experiências para o desenvolvimento social. O conteúdo também está disponível em versões em inglês, francês e espanhol.

As categorias nacionais

Além da categoria internacional, há seis categorias destinadas a iniciativas realizadas no Brasil: “´Água e/ou Meio Ambiente”; “Agroecologia”; “Economia Solidária”; “Educação”; “Saúde e Bem-estar”; “Cidades sustentáveis e/ou Inovação Digital”. O primeiro lugar de cada categoria será premiado com R$ 50 mil, e as 18 instituições finalistas receberão um troféu e um vídeo sobre sua iniciativa.

Celebrado a cada dois anos, o concurso conta com o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Banco Mundial, da Organização das Nações Unidas para  Agricultura e  Alimentação (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a cooperação da Unesco no Brasil.  

Informações: fbb.org.br/premio

Fonte: Fundação Banco do Brasil