Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

12

jun
2017

Em Notícias

“Tenemos Que Ver”: o cinema como ferramenta para a mudança social

Em 12, jun 2017 | Em Notícias |

Somos realmente livres para escolher onde viver? Vemos como iguais aqueles que são culturalmente distintos? Será que realmente integramos a pessoa que chega? São questões como estas que buscam trazer à tona os organizadores da 6ª edição de “Tenemos Que Ver – Festival Internacional de Cine y Derechos Humanos de Uruguay”, que começa nesta terça-feira (13) e segue até 20 de junho no Auditório Nelly Goitiño (Sodre), em Montevidéu,  com entrada gratuita para todas as sessões.

Este ano o evento enfoca a migração como direito humano, buscando olhar para cada um(a) de nós como promotores da mudança e construtores de uma melhor forma de convivência, sem fronteiras. Mais de 40 longas e curtas-metragens de ficção, documentário e animação foram selecionados para mostrar as diferentes realidades que ocorrem no mundo e compartilhar experiências e reflexões sobre o tema.

Além da mostra principal de filme ao longo de uma semana, o festival conta com atividades paralelas, como as que integram o projeto “Cine y DDHH para niñas, niños y adolescentes” (Cinema e direitos humanos para crianças e adolescentes), um dos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2016. A proposta, levada adiante pela Red Inclusiva NNA, consiste em abordar diferentes problemáticas da vida cotidiana através do cinema, gerando reflexões e debate, e buscando possíveis soluções para os conflitos, em um diálogo aberto, de respeito e intercâmbio.

O projeto

O projeto teve diferentes etapas, a começar por um chamado internacional para a apresentação de filmes sobre direitos humanos para crianças e adolescentes. Após uma primeira filtragem da equipe de programação de Tenemos Que Ver (que elegeu aqueles que tinham a ver com a temática e seguiam os critérios do festival), foram realizadas oficinas (em março, abril e maio) com grupos de crianças e adolescentes para selecionar os curtas que fariam parte da Mostra Internacional “Cine y DDHH para NNA” do festival.

Também entraram na programação da mostra os curtas de um minuto de duração ganhadores do Concurso “1 minuto 1 derecho”, em que participaram meninos e meninas de centros educativos formais e não formais. Escolas, liceus e centros juvenis estão convocados a participar das sessões do festival, com posterior debate sobre os filmes vistos. A mostra “Cine y DDHH para NNA” será apresentada em Montevidéu e em cidades de Canelones e Maldonado onde estão situadas algumas das organizações da Red Inclusiva NNA.

A rede

A Red Inclusiva NNA é uma articulação de organizações que trabalham pelos direitos de crianças e adolescentes (NNA), especialmente em contexto de vulnerabilidade e pobreza, em distintos departamentos do Uruguai. A proposta é a de unificar forças para potencializar uma cultura de respeito, utilizando o cinema como ferramenta para a mudança social.

Com o festival busca-se contribuir para a criação de condições para o exercício de uma democracia cultural, promovendo a participação, reforçando a identidade, a autoestima, o sentido de comunidade e o desenvolvimento de capacidades individuais a partir da participação cidadã e do trabalho coletivo.

 

Saiba mais:

www.facebook.com/TenemosQueVer/

www.tenemosquever.org.uy