Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

06

Mar
2019

EmNotícias

1º Colóquio Regional de Cultura Comunitária é realizado no Maule, no Chile

Em06, Mar 2019 | EmNotícias |

(Foto: Benjamín Cataldo)

A Rede de Organizações Culturais Comunitárias da Região do Maule, no Chile, realizou  neste sábado (02/03), na cidade de Parral, o Primeiro Colóquio Regional Cultura Comunitária de Base e uma feira cultural. O encontro contou com a participação massiva de Organizações Culturais Comunitárias (OCC) da Região do Maule e de outras seis regiões do país.

O espaço de conversação e reflexão girou em torno da pergunta “O que é cultura comunitária?”, buscando incorporar também a mirada de outros territórios e comunidades do país, mediante o convite estendido a representantes da cultura comunitária de Tarapacá, Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana, O’Higgins e Los Lagos. Durante a instância de abertura, os participantes receberam a saudação da secretária regional do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio da Região do Maule, María Pía Soler. O colóquio também contou com a participação de Alexandre Santini, especialista brasileiro em cultura comunitária, e de Marianela Riquelme, encarregada de OCC do Programa Red Cultura do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio.

A experiência teve como objetivo fortalecer o trabalho de todas as organizações que integram a Rede de OCC — Região do Maule, além de propiciar uma reflexão e um relato comum que contribua para o reconhecimento do papel da organização cultural comunitária, o contexto e os objetivos do trabalho desenvolvido pela organização com as diferentes comunidades da região. Os participantes ressaltaram a grande capacidade de gestão e convocatória da Rede de OCC do Maule, e a visão descentralizadora da organização ao realizar o evento em uma cidade distinta da capital regional.

Contexto

A atividade foi possível a partir do financiamento do Edital IberCultura Viva de Apoyo a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018, que favoreceu 17 iniciativas ibero-americanas, sendo esta iniciativa da Rede de OCC do Maule a única executada no Chile.

A Rede de Organizações Culturais Comunitárias — Região do Maule foi criada em 2015 e segue vigente, reunindo-se sob as lógicas de conversações permanentes com o Estado através do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio. É formada por uma mesa de representantes em que participam cerca de organizações culturais comunitárias de diversos territórios e comunidades, organizados de maneira horizontal, sem hierarquia.

 

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio

Tags | , ,