Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

05

Mar
2018

EmNotícias

Está aberto o período de inscrições para três editais do programa Red Cultura, no Chile

Em05, Mar 2018 | EmNotícias |

O Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile iniciou o processo de postulações para três editais do programa Red Cultura: “Fortalecimento da gestão cultural local”, “Residências de arte colaborativa” e “Iniciativas de organizações culturais comunitárias”.

A chefa de Cidadania Cultural do ministério, Moira Délano, explicou que estes instrumentos obedecem ao desenho de políticas públicas centradas no fortalecimento da gestão cultural local e o planejamento cultural participativo. No caso da linha que apoia iniciativas de organizações culturais comunitárias (OCC), por exemplo, “se busca melhorar a gestão interna destas organizações e fortalecer sua atuação na comunidade”.

O montante total dos editais Red Cultura 2018 é de $ 1.201.480.239 (pesos chilenos). As postulações para os três editais podem ser apresentadas até as 18:00 da quarta-feira 4 de abril de 2018.

Iniciativas Culturais Comunitárias (ICC)

A linha dirigida às organizações culturais comunitárias chilenas, com ou sem personalidade jurídica, busca contribuir à implementação de ao menos 56 iniciativas inseridas em um território determinado, que contribuam através da arte e da cultura para a integração social e o fortalecimento da identidade e da diversidade cultural de sua comunidade.

Este edital conta com duas modalidades. A modalidade A promove ações e processos de fortalecimento das OCC a respeito de seu próprio desenvolvimento e incidência na gestão cultural do território que habitam. A B apoia o desenvolvimento de atividades artísticas e/ou culturais que a OCC realiza, em função de promover boas práticas em ações participativas e de integração sócio-cultural no território que habitam, associadas a seus próprios objetivos e através de diversas linguagens artísticas e ênfases culturais.

Cada OCC só pode postular uma iniciativa cujo montante máximo não passe dos 4 milhões de pesos chilenos, com impostos incluídos. As inscrições serão recebidas pelo e-mail postulacion.ficc@cultura.gob.cl. O período de consultas se estenderá até 30 de março, no correio convocatoria.redcultura@cultura.gob.cl.

Fortalecimento da Gestão Cultural Local

O edital para o Fortalecimento da Gestão Cultural Local está dirigido a municipalidades, corporações ou fundações culturais municipais, e a toda pessoa jurídica de direito privado sem fins de lucro (constituída e/ou com domicílio no Chile) que queira melhorar a gestão na administração de infraestrutura cultural.

Esta linha de concurso considera quatro modalidades de postulação. Na modalidade n° 1 só podem postular municipalidades. Seu objetivo é financiar assessorias para o desenvolvimento do processo completo para a elaboração ou atualização de um Plano Municipal de Cultura, mediante a contratação de um profissional especialista ou de uma consultora, externos e alheios à instituição.

A modalidade n° 2 tem por objetivo financiar a contratação de assessorias para que desenvolva o processo completo de elaboração ou atualização de um Plano de Gestão. Podem concorrer municipalidades, corporações ou fundações culturais municipais e, em geral, toda pessoa jurídica sem fins de lucro, que tenha a seu cargo infraestrutura cultural com fins públicos (centros culturais, casas da cultura ou teatros).

A modalidade n° 3, por sua vez, busca fortalecer a gestão do postulante, mediante a transferência de capacidades aos integrantes da infraestrutura, para a melhora de sua gestão. Está dirigida a municipalidades, corporações ou fundações culturais municipais e, em geral, toda pessoa jurídica sem fins de lucro, que tenha a seu cargo infraestrutura cultural com fins públicos (centros culturais, casas da cultura ou teatros).

Já a modalidade n° 4 está aberta a municipalidades e corporações ou fundações culturais municipais, que tenham a seu cargo infraestrutura cultural com fins públicos (centros culturais, casas da cultura ou teatros). Busca fortalecer a gestão através da contratação de programação artística e/ou cultural contida em seu plano de gestão para o ano 2018, fomentando desta maneira a participação e o acesso dos cidadãos a bens culturais.

As consultas a este edital serão recebidas até 25 de março, pelo correio fortalecimiento.redcultura@cultura.gob.cl. Postulações, até 4 de abril, também pelo e-mail fortalecimiento.redcultura@cultura.gob.cl.

 

Residências de Arte Colaborativa

Este edital é dirigido a artistas chilenos, residentes no Chile ou no exterior, a estrangeiros com residência permanente no Chile e a coletivos artísticos, com ou sem personalidade jurídica, interessados em desenvolver um trabalho coletivo que gere redes e intercâmbio de conhecimentos com atores locais, em comunas e espaços focalizados pelo programa.

As inscrições para este edital não são de projetos, e sim de perfil e experiência de trabalho metodológico em relação aos objetivos buscados. Red Cultura financiará estadias e projetos das pessoas selecionadas durante um mínimo de três meses de residência efetiva em territórios geograficamente isolados e/ou realidades sociais complexas, e um máximo de seis meses para a execução total das atividades vinculadas ao projeto.

Este ano, as Residências de arte colaborativa terão três modalidades de implementação: residências de artistas em território, residências de artistas em espaços culturais e residências de artistas em CECREA, estas últimas como um piloto de trabalho conjunto, que se realizará pela primeira vez nas regiões do Maule e de Coquimbo. Consultas e postulações pelo e-mail residenciasredcultura@cultura.gob.cl.

Saiba mais: http://www.fondosdecultura.cl/programas/red-cultura/lineas-de-concurso/

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de Chile

 

Tags | , ,