Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

21

nov
2016

Em Notícias

Representantes de 17 países participarão do 1º Encontro de Redes IberCultura Viva

Em 21, nov 2016 | Em Notícias |

Representantes de governos, redes e organizações sociais que desenvolvem políticas culturais de base comunitária de 17 países ibero-americanos estarão reunidos na Argentina de 30 de novembro a 3 de dezembro para o 1° Encontro de Redes IberCultura Viva. Serão quatro dias de trabalho sobre as temáticas de participação social e cooperação, marco normativo para as políticas culturais, mapas e indicadores e formação para as políticas culturais de base comunitária no âmbito ibero-americano. As atividades serão realizadas no Centro Cultural San Martín, em Buenos Aires, durante o 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura, organizado pelo Ministério de Cultura da Argentina.

Foto: Prensa MCJ

Emiliano Fuentes Firmani em reunião do Comitê Intergovernamental (Foto: Prensa MCJ)

“Esperamos com muito entusiasmo o 1º Encontro de Redes IberCultura Viva e celebramos que ele acompanhe o 3º Encontro Nacional de Pontos de Cultura de Argentina”, afirma Emiliano Fuentes Firmani, secretário executivo da Unidade Técnica do IberCultura Viva. “Cada espaço de encontro e intercâmbio que conseguimos produzir fortalece os processos de cooperação e contribui para estimular o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária e o vínculo entre os governos e nossa cultura viva”.

Os participantes serão distribuídos em grupos de trabalho simultâneos nos primeiros três dias do evento. Um grupo se dedicará ao tema “Participação social e cooperação cultural”; outro a “Legislação para as políticas culturais de base comunitária”, e o terceiro, dividido em dois momentos, sobre a construção de mapas e indicadores e sobre a formação para as políticas culturais de base comunitária. O quarto dia será dedicado à 5ª Reunião do Comitê Intergovernamental IberCultura Viva, formado pelos representantes de governos dos países membros do programa (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Espanha, México, Peru, Paraguai e Uruguai).

Além das mesas temáticas, os convidados poderão acompanhar parte da programação do Encontro Nacional de Pontos de Cultura, como a mostra artística das organizações locais, e conhecer algumas experiências bem-sucedidas de cultura de base comunitária nos países ibero-americanos. Entre elas, as propostas desenvolvidas por Thydewá (Brasil), Red de Mujeres Rurales (Costa Rica), Asociación TNT – Tiempos Nuevos Teatro (El Salvador), Casa Tomada (El Salvador-España), e Microcine Chaski (Peru).

As experiências

red-mujeres-6

Red de Mujeres Rurales de Costa Rica: autonomia e soberania alimentar

A Red de Mujeres Rurales de Costa Rica, que em 2016 completou 10 anos, é um espaço organizativo que articula mulheres camponesas e indígenas em defesa de seus interesses e direitos. Autonomia e soberania alimentar são dois temas prioritários para a rede, que coordena cursos, oficinas e capacitações em vários pontos do país, especialmente no que se refere às sementes nativas, o direito humano à alimentação e a equidade de gênero. Matilde Gómez Bolaños será a representante da rede costa-riquenha no encontro em Buenos Aires.

De El Salvador estará Walter Romero, da Asociación Tiempos Nuevos Teatro (TNT), uma organização nascida em 1993, nas montanhas de um departamento historicamente excluído, Chalatenango, e que ali permanece depois de 23 anos. E a partir dali, um povoado de 1.300 habitantes, projeta-se como uma referência de arte comunitária para a América Latina, montando obras de reconhecidos dramaturgos e espetáculos de criação coletiva, inspirados na realidade cotidiana.

Outra experiência desenvolvida em El Salvador que estará presente no encontro é a Casa Tomada, um espaço de criação, produção e pesquisa impulsado pelo Centro Cultural Espanha em San Salvador. Blanca Lidia Cerna Serpas falará deste sistema de gestão baseado no intercâmbio em espécie, em troca de serviços, com vistas a promover a criação colaborativa, multidisciplinar e transversal para a busca de significados coletivos e a construção de identidade.

Sebastián Gerlic é presidente da Thydewá

Sebastián Gerlic é presidente da Thydewá

Do Brasil estará Sebastián Gerlic, um dos fundadores da Thydewá, organização responsável por um Pontão de Cultura (Esperança da Terra) em Olivença, Bahia. Criada em 2002, Thydêwá nasceu de um coletivo formado por indígenas de Alagoas, Bahia e Pernambuco, dois paranaenses, uma gaúcha, um baiano, um chileno e um argentino. Seu objetivo é “promover a consciência planetária, valendo-se do diálogo intercultural, da valorização da diversidade e das culturas tradicionais”. Entre os principais projetos realizados pela ONG estão a rede Índios On-Line, a Oca Digital e a série de livros “Índios na visão dos índios”.

Pelo Peru, Magno Ortega Huasacca apresentará o Ponto de Cultura Microcine Chaski Ayacucho. Esse proyecto de cinema comunitário realizado pelo Grupo Chaski foi formado para realizar projeções de filmes e um cine-fórum com conteúdos sociais, culturais e educativos; descentralizando as atividades para os bairros vizinhos. A equipe de gestão do microcine é integrada por cinco jovens empreendedores, que estão se formando como gestores culturais de cinema para o desenvolvimento e gestão de microempresas culturais sustentáveis.

O evento também contará com representantes de redes e organizações como Caja Lúdica (Guatemala), Museu da Maré (Brasil), Walabis (Honduras), Caracol (Belize), Guanared (Costa Rica), Red Salvadoreña de Cultura Viva Comunitaria (El Salvador) e Red de Cultura Viva Comunitaria de Medellín e Valle de Aburrá (Colômbia).

(Imagen em destaque: Encuentro Federal de la Palabra en Tecnópolis, abril de 2014. Foto: Romina Santarelli / Secretaría de Cultura de la Presidencia de la Nación)

Leia também:

Buenos Aires será la sede del 1º Encuentro de Redes IberCultura Viva