Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

11

jun
2018

Em Notícias

Organizações culturais comunitárias da província do Choapa se reúnem em Los Vilos

Em 11, jun 2018 | Em Notícias |

No dia 24 de maio, foi realizada na Casa de Cultura de Los Vilos a primeira reunião de Organizações Culturais Comunitárias (OCC) da província do Choapa (Chile). A iniciativa foi organizada pela agrupação cultural KAIL (Colectivo de Artes Integradas Literario) e pela Fundação Gesart (Gestores del Arte), com a colaboração do Ministério da Cultura, das Artes e do Patrimônio e da Corporação Gestores do Choapa, o patrocínio da I. Municipalidade de Los Vilos e o apoio de Canito Blues Producciones.

Este encontro é parte do trabalho realizado pelas OCCs em nível regional com a Red Cultura. Seu principal objetivo foi dar a conhecer os pontos estabelecidos para serem tratados no próximo Encontro Nacional de OCCs, a realizar-se nos dias 1, 2 e 3 de junho em Mantagua (Região de Valparaíso), e estabelecer em conjunto com agentes culturais temas de interesse em nível provincial para serem apresentados na ocasião.

 

A atividade contou com a presença de representantes de diversas OCCs e do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio. Para Victor Sarabia, da agrupação ArteCanela, “o fato de começar a criar estas instâncias locais de intercâmbio de experiências, de discussão e reflexão a respeito da cultura e da arte local do Choapa é de uma importância enorme”.

“Sabemos que há muitas coisas mais por realizar, mas é bom saber que não estamos sós neste caminho”, destaca Sarabia. “Nesse sentido, temos uma grande tarefa em Canela, já que somos a única organização ativa na mesa de Red Cultura em nível regional e sabemos que há várias organizações que poderiam nos acompanhar nestas iniciativas, mas ainda não ganharam visibilidade.”

A atividade foi dirigida pelas gestoras culturais Tania González Olivares (KAIL) e Claudia Velasco (Gestores del Choapa). “Esta primeira reunião é importante porque marca um rito para a província”, afirma Tania González. “É o primeiro passo para melhorar nossa comunicação como Organizações Culturais Comunitárias e começarmos a nos articular em torno de nossa identidade territorial particular. Também permite a quem vai representar o Choapa no Encontro Nacional levar uma opinião formada entre todos e todas, afiançando os laços participativos.”

Fonte: Fundación Cultural Gestores del Arte