Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

26

Jun
2020

EmNotícias

Ministério de Cultura da Colômbia lança a convocatória ‘Compartilhe o que somos’

Em26, Jun 2020 | EmNotícias |

O Ministério de Cultura da Colômbia abriu no dia 18 de junho uma nova convocatória dirigida aos artistas, criadores, gestores e organizações culturais do país, como um reconhecimento a sua trajetória e suas propostas de ação criativa para entender e afrontar o isolamento social.

O edital “Compartilhe o que somos: a arte, a cultura e o patrimônio, um abraço de esperança nacional” tem o propósito de entregar 12 bilhões de pesos colombianos a pessoas físicas, através de 8 mil incentivos (de 1,5 milhão, cerca de 400 dólares, cada), e outros 12 bilhões de pesos para pessoas jurídicas. Esta chamada pública, que conta com enfoque territorial, étnico e diferencial, está aberta até 9 de julho de 2020.

 

Pessoas físicas

Podem participar desta convocatória pessoas físicas de nacionalidade colombiana, maiores de idade, residentes na Colômbia, pertencentes a grupos étnicos, setores sociais e cidadãos em geral, com trajetória no desenvolvimento de práticas e expressões artísticas, culturais ou patrimoniais. 

As atividades incluem música, dança, teatro, literatura, títeres, circo, artes visuais, artes plásticas, moda e design, cozinha tradicional, formação em saberes tradicionais e/ou ancestrais, e comunicação audiovisual, sonora ou digital.

Os interessados podem participar através da plataforma comparte.mincultura.gov.co. Ali devem registrar seus dados pessoais, a descrição de trajetória no setor artístico, cultural e patrimonial, e a manifestação e/ou expressão com que se participa. Também devem anexar cédula de cidadania e suporte audiovisual de sua manifestação ou expressão cultural.

 

Pessoas jurídicas

Esta categoria está dirigida a entidades do setor cultural do país, sem fins lucrativos, para facilitar, apoiar e dar visibilidade a processos e atividades culturais, relacionadas com a formação artística e a circulação, através de meios digitais e tecnológicos.

Serão entregues recursos a projetos que contribuem para a convivência, a apropriação e o reconhecimento das diferentes manifestações artísticas e do patrimônio cultural nos territórios, e a criação de oportunidades para mitigar a crise.

A convocatória para pessoas jurídicas conta com duas linhas temáticas: 1) Programas de formação artística e cultural, desenvolvidos por meios digitais; 2) Circulação de processos artísticos e culturais através de meios digitais e tecnológicos.

Os recursos entregues pelo Ministério de Cultura nesta convocatória podem ser investidos em gastos artísticos, técnicos e logísticos, aluguéis, adequações e produção, manutenção, difusão e publicidade, custos operativos e/ou gastos de administração. Dentro dos recursos aprovados para a execução de cada projeto poderão ser destinados 30% para cobrir os gastos de administração, como serviços públicos e arrendamentos, entre outros. 

O registro também deve ser feito pela plataforma comparte.mincultura.gov.co. São requeridos cinco documentos: o formulário de registro assinado pelo representante legal; a acreditação da representação legal da organização; certificação bancária; cópia do documento de certificação jurídica, e uma cópia ampliada do documento de identidade do representante legal.

 

Passo a passo para realizar a inscrição:

Pessoas físicas: https://youtu.be/0IjBUt7jZZE

Pessoas jurídicas: https://youtu.be/AIyTtrgQrlM

Saiba mais: www.mincultura.gov.co

Consultas: comparte@mincultura.gov.co

Fonte: Ministerio de Cultura de Colombia 

 

Tags | , , ,