Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

14

mar
2017

Em Notícias

Inscrições abertas para o edital 2017 do Programa de Apoio às Culturas Municipais e Comunitárias, no México

Em 14, mar 2017 | Em Notícias |

Está aberto até 19 de junho o prazo de inscrições para o Programa de Apoio às Culturas Municipais e Comunitárias (PACMYC), da Secretaria de Cultura do Governo do México. Podem participar do edital grupos interessados em receber apoio financeiro para realizar um projeto cultural comunitário que fortaleça a identidade, a diversidade cultural e os processos culturais de suas comunidades, nos espaços geográficos e simbólicos onde se desenvolvem.

Os projetos aprovados com maior pontuação em cada estado receberão até $60,000.00 (sessenta mil pesos). As propostas podem ser apresentadas por grupos informais ou legalmente constituídos por pelo menos três pessoas maiores de idade, cujos integrantes vivam e sejam reconhecidos pela comunidade onde serão desenvolvidas as atividades. Interessados em participar do edital têm direito a receber assessoria para elaborar seu projeto.

Os grupos devem destacar de maneira clara o que se propõem a fazer, para que, como, onde, com quem e com que recursos. As propostas poderão considerar, entre outros, os seguintes temas da cultura popular: espaços culturais e rituais, tradições orais, artesanias, danças, expressões musicais, cerimônias e ritos, jogos e brincadeiras tradicionais, memória histórica, mitos e concepções do universo e da natureza, cozinhas tradicionais.

Os projetos elegíveis serão avaliados e qualificados em cada entidade federativa por um júri de especialistas, e sua decisão será inapelável. Cada projeto será avaliado por três integrantes do júri. A média da pontuação permitirá conhecer se o projeto foi aprovado ou não.

Serão levados em conta na avaliação aspectos como a contribuição do projeto para conservar, resgatar, preservar ou difundir uma expressão cultural concreta; o impacto que possa ter em uma população específica ou uma região determinada; que atenda uma das expressões do patrimônio cultural imaterial em risco e a originalidade da proposta, como expressão da inventiva e iniciativa do grupo e das particularidades sociais e culturais das comunidades onde será realizada.

Também será considerada a participação de integrantes da comunidade nas diferentes etapas do projeto. Esta participação não se limita a que as pessoas da comunidade sejam espectadores de um evento ou apresentação, e sim parte ativa. O mesmo deve ocorrer com os projetos de criação artística (literatura, pintura, vídeo, poesia, etc) que devem ser propostas de criação coletiva e não projetos individuais.

Para descarregar as bases:

https://www.cultura.gob.mx/recursos/convocatorias/201703/pacmyc_2017.pdf

Sepa más:

www.gob.mx/cultura

www.gob.mx/mexicoescultura