Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

26

Apr
2017

EmNotícias

Fiteca: uma festa de bairro que reúne vizinhos e artistas de vários pontos do mundo

Em26, Apr 2017 | EmNotícias |

Começa na próxima segunda-feira, 1º de maio, a 16ª edição da Fiesta Internacional de Teatro en Calles Abiertas (Fiteca), um importante espaço cultural de Lima Metropolitana que reúne mais de 20 mil pessoas em sete dias de atividades. Organizada há 15 anos, a Fiteca tem como palco principal o setor da Balanza, no distrito popular de Comas, e conta com a presença de grupos nacionais e internacionais em uma série de apresentações de artes cênicas, plásticas e musicais.

A programação começa com um grande cortejo às 15h30 do dia 1, no Parque Tahuantinsuyo, que é a sede central do evento em Comas e segue até a noite do dia 7. Após o encerramento na sede central, haverá atividades nas outras sedes do evento: El Carmen (Complexo Esportivo José Carlos Mariátegui), nos dias 8 e 9, La Molina (Losa Deportiva Cabo Billy), nos dias 10 e 11) e Pucusana (Malecón San Martín), nos dias 12 e 13.

Nascida do sonho dos organizadores Jorge Rodríguez e Patricia Beltrán de produzir arte e construir um bairro cultural, a Fiteca começou como uma convivência entre artistas e vizinhos da comunidade que pouco a pouco foi crescendo, somando outros profissionais e voluntários além do bairro e da arte. Acabou se convertendo em uma convivência dos vizinhos com pessoas de vários pontos de Lima, do Peru e do mundo.

Este ano são esperados em Comas uns 300 artistas. A maioria vive nas redondezas, mas muitos vêm de outros barrios, alguns de outras províncias e/ou países, que ali se instalam durante uma semana. Nestes dias de intenso intercâmbio, os artistas invitados dormem nas casas dos vizinhos, desfrutam da comida preparada pelas mães do comedor popular, relacionam-se com as crianças do bairro, apresentam suas obras, pintam murais, se dedicam às oficinas, conversam, dialogam, bailam, enfim, transformam a realidade local durante uma semana.

Inicialmente a festa durava cinco dias. Passou a sete e agora chega a 12, somando-se os dias de atividades que serão realizadas nas outras sedes do evento. Nesta 16ª edição em Comas se espera a participação de 40 grupos artísticos, a formação de 12 comissões de vizinhos, artistas, gestores culturais e autoridades locais, o desenvolvimento de 15 oficinas e a realização de 45 murais nos bairros do setor.

Edital

A 16ª Fiteca foi um dos eventos premiados no Edital de Apoio a Redes IberCultura Viva 2016. A proposta foi apresentada pela Comunidade Fiteca, conformada por coletivos e indivíduos que pertencem a distintas organizações artísticas, culturais, sociais, educativas e de vizinhos, e que buscam fazer com que a cultura seja ações de desenvolvimento do bairro, através de programações de atividades artísticas, gastronômicas, sociais, construções de infraestrutura, formativas, lúdicas, etc.

Ao fazer da cultura uma festa, integrando distintas organizações do bairro, a comunidade pretende fomentar processos de participação cidadã e visibilizar os processos culturais que vêm se desenvolvendo no setor, no projeto Bairros Culturais, além de construir um espaço de encontro e diálogo entre os diversos artistas e gestores culturais do Peru e América Latina que contribuam para o fortalecimento de redes de intercâmbio de arte e cultura na região.

Confira a programação: