Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

05

set
2017

Em Notícias

Encontro Nacional de Redes de Culturas Comunitárias: três dias de debates, oficinas e espetáculos na Argentina

Em 05, set 2017 | Em Notícias |

Texto: Cooperativa La Comunitaria

 

Em 9, 10 e 11 de setembro, em América, Rivadavia, Província de Buenos Aires (Argentina), nos propomos a:

Sair do umbigo e nos olharmos. Encontrarmo-nos nas práticas e refletir. Mandar para longe a queixa e colocar a cabeça e o corpo na construção. Dar-nos a possibilidade de vincular diversas trajetórias, formas organizativas e pensamentos. Ter o valor de construir e reconstruir confianças. Recuperar o caminho transitado por nossas redes de culturas vivas comunitárias. Reconhecer nossas potências, limitações e tensões. Revisar que coisas da cultura dominante reproduzimos em nossas organizações e construções comunitárias. Que horizonte comum têm nossos grupos e redes e quais serão as estratégias e formas que devemos nos dar nestes tiempos. É possível alargar o sentido do público?, nos relacionamos com o Estados sem perder liberdade e autogestão? Podem os Estados desenhar e implementar políticas públicas e legislação cultural com as próprias comunidades?

Seremos capazes de construir um movimento cultural comunitário? Seremos capazes em nosso cotidiano, em nossos territórios e desde nossas diversas realidades, nos organizarmos para acender fogos que abriguem a todos, que deem sinais de cuidado mútuo, criatividade, autonomia e amor à vida? Ensaiamos respostas em nível regional, nacional e latino-americano e desejamos contribuir com uma narrativa em que nossas energias vitais e saberes comunitários sejam postos para prefigurar novas desmesuras coletivas.

Este encontro contará com representantes de organizações e redes culturais de todo o país. Serão três dias compartilhando experiências dinamizadoras e círculos de visão sobre diferentes núcleos temáticos; espetáculos representativos das organizações culturais comunitárias e atividades permanentes de mapeamento, mostra fotográfica e feira.

Todos os nossos acordos e debates construirão uma plataforma para ser compartilhada pela caravana argentina que nos representará no 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária em Quito, Equador, de 20 a 25 de novembro de 2017.

 

Eixo transversal: Ser comunitário hoje

 

Eixos temáticos:

1) Arte e transformação social

2) Educação e criação

3) Comunicação

4) Cultura, natureza e ambiente sustentável

5) Economias sociais, populares e colaborativas

6) Gestão, autogestão e criatividade

7) Políticas públicas, legislação e democracia participativa

 

Fonte: https://www.lacomunitaria.com.ar/

 

Confira o programa do encontro