Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

05

abr
2019

Em Notícias

Programa de Cultura Comunitária do México inicia diagnósticos participativos

Em 05, abr 2019 | Em Notícias |

A Secretaria de Cultura do Governo do México, por meio do Programa de Cultura Comunitária, inicia neste mês de abril o diagnóstico da situação cultural em nível estadual e municipal, denominado Milpas Culturales”.

Milpas Culturales se insere no eixo do Programa de Cultura Comunitária chamado “Missões pela Diversidade Cultural”. As Milpas são jornadas em que agentes culturais locais participam de mesas de debates e reflexões a fim de registrar suas percepções em torno das necessidades e problemáticas do ciclo cultural do lugar onde vivem.

As Milpas Culturales serão itinerantes, durante os fins de semana de 2019. No total, serão realizadas mais de 450 jornadas municipais e 32 estaduais, iniciando este sábado 6 de abril em Baja California, Baja California Sur, Jalisco, Michoacán, Nuevo León e Tamaulipas, das 9h às 15h, simultaneamente.

As informações coletadas permitirão a elaboração de um diagnóstico das problemáticas culturais de cada comunidade; contribuirá para a construção de uma plataforma digital que as equipes de Misiones poderão utilizar para a organização de atividades e para a identificação de potenciais aliados (institucionais, coletivos ou individuais) e vias de colaboração mais efetivas.

Durante as jornadas, também poderá ser iniciado um pré-registro de potenciais usuários da plataforma digital que concentrará a informação cultural coletada.

O Programa Cultura Comunitária foi lançado no México em 25 de fevereiro

Estas ações são uma mostra do trabalho conjunto que a Secretaria de Cultura do Governo do México realiza com as instituições estaduais de Cultura, que colocam à disposição os lugares necessários, recursos humanos e materiais para o levantamento do diagnóstico e a realização de atividades.

“Missões pela diversidade cultural” é uma política de reconhecimento das culturas locais, considera o mapeamento das necessidades culturais dos municípios e o conhecimento de suas condições, através de um diagnóstico participativo e o registro de agentes culturais individuais e coletivos, criadores, práticas culturais e artísticas e infraestrutura.

O Programa de Cultura Comunitária é composto por quatro linhas de ação: “Missões pela diversidade cultural”, “Territórios de paz”, “Canteiros criativos” e “Comunidades criativas e transformação”. Por meio delas, busca formar uma cultura para a paz e a convivência, a transformação social, o desenvolvimento cultural comunitário e o fortalecimento de capacidades locais.

Fonte: Secretaría de Cultura

Tags | , ,