Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

08

set
2016

Em Notícias

O papel da cultura na relação entre desenvolvimento e democracia

Em 08, set 2016 | Em Notícias |

Qual a importância da cultura e das políticas culturais no desenvolvimento de uma nação? É o que procura mostrar a coletânea de artigos “Políticas Culturais, Desenvolvimento e Construção Democrática”, que será lançada em Brasília nesta segunda-feira (12/09), às 19h, no Objeto Encontrado (102 Norte). Organizada por Maria de Fátima Rodrigues Makiuchi, a publicação é resultado de dois anos de trabalhos e pesquisas em torno da temática da política cultural brasileira, realizados no âmbito do Observatório de Políticas Públicas Culturais da Universidade de Brasília (Opcult/UnB).

Além deste livro, será lançado o relatório final da pesquisa “Programa Cultura Viva: Impactos e Transformações Sociais”, dos professores Mario Lima Brasil e Hugo Leonardo Ribeiro. O Opcult é ligado ao programa de pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da UnB. O projeto nasceu de um termo de cooperação entre a Secretaria da Cidadania e da Diversidade do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e a Universidade de Brasília, assinado em novembro de 2013.

Com 180 páginas, a coletânea traz oito artigos sobre o papel da cultura na relação entre desenvolvimento e democracia. Como escreve Fátima Makiuchi na apresentação, ainda que a cultura tenha muitos sentidos, de maneira geral “pode ser compreendida como um sistema que organiza a experiência humana, ordenando tanto os comportamentos rotineiros e repetitivos, quanto os processos de transformação. Nessa ordenação estão amparados os modos de ser e de expressar-se no mundo, o que nas sociedades contemporâneas pode ser percebido como a expressão e produção cultural de povos, grupos e indivíduos”.

 

Os artigos

Coordenadora do observatório, Fátima Makiuchi conta que em 2014 e 2015 foram ali realizadas pesquisas sobre a política cultural com foco em financiamento, território e desenvolvimento, participação social e em programas específicos, como o Cultura Viva, e em perspectiva comparada, procurando apontar as potencialidades e desafios das políticas. O primeiro artigo, “O Observatório de Políticas Públicas Culturais e a Pesquisa em Política Cultural no Brasil”, assinado por Fátima, pretende apresentar o levantamento do estado da arte das pesquisas em política cultural no país, identificando os programas de pós-graduação e grupos de pesquisa voltados à temática da política cultural.

A relação entre desenvolvimento e cultura são o eixo comum dos dois artigos seguintes: “Politicas Culturais, Democracia e Desenvolvimento”, de Leandro Grass, e “Cultura, Cidadania e Desenvolvimento: uma abordagem transversal”, de Bruno Henrique Melo. No primeiro deles, o autor parte de uma revisão teórica para propor a problematização acerca do significado de cultura e os efeitos de sua ampliação no campo da gestão e das políticas públicas. Já Bruno Melo apresenta um ensaio teórico sobre os desafios contemporâneos envolvendo cultura, desenvolvimento e cidadania à luz dos debates da teoria social sobre a modernidade tardia e diferentes abordagens sobre desenvolvimento e pós-desenvolvimento na América do Sul.

No quarto artigo, “Percurso Metodológico da Pesquisa em Políticas Públicas Culturais”, Wallace Wagner Rodrigues Pantoja, Edilene Américo da Silva e Fátima Makiuchi apresentam os caminhos da pesquisa sobre equipamentos e programas culturais na Área Metropolitana de Brasília em um sentido processual, evidenciando acertos, erros e recomeços. No texto seguinte, “Cultura dos/nos Territórios: ensaiando a politização de um debate”, Fátima e Wallace discutem os programas Mais Cultura nas Escolas e os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) sob a perspectiva do uso do conceito de território no discurso oficial sobre estes programas.

Em “O Financiamento Público da Cultura do Distrito Federal: um olhar para os planos plurianuais 2012-2015 e 2016-2019”, Cleide Vilela descreve o cenário institucional da política pública de cultura do Distrito Federal e analisa os programas Cultura (2012-2015) e Capital Cultural (2016-2019). No artigo seguinte, “Democracia Digital e Ação Pública: experiências de participação social em rede nas politicas de cultura do DF”, Mayara Souza dos Reis discute a participação social em políticas públicas a partir das perspectivas e desafios da chamada democracia digital ou e-democracy.

Encerrando a coletânea, o ensaio “A Estreita Relação entre Tecnologia e Produção Cultural: aspectos sociais da tecnologia, ampliação de capacidades e ressignificação de interações na cultura”, de Leandro de Carvalho, discute os aspectos sociais da tecnologia relacionados à apropriação e à difusão de cultura. Além de apresentar os principais autores que tratam do tema, Carvalho defende que a tecnologia seja pensada para além do aspecto monetário ou produtivo na discussão sobre o desenvolvimento, incluindo as motivações culturais e políticas de sua apropriação e as consequências estruturais que pode acarretar.

 

Para download:

Políticas Culturais, Desenvolvimento e Construção Democrática – https://bit.ly/2bnbknU