Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

EDITAIS

03

Apr
2019

EmEDITAIS
Notícias

O concurso “Sabor à Ibero-América” premiará receitas de comunidades migrantes com histórias para contar

Em03, Apr 2019 | EmEDITAIS, Notícias |

Os programas de cooperação IberCultura Viva e IBER-RUTAS e a iniciativa IberCocinas, junto com a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), estão lançando o concurso “Sabor à Ibero-América”, que premiará histórias de receitas culinárias tradicionais das comunidades migrantes da região.

O concurso busca fortalecer a visão da Ibero-América como uma região cujo desenvolvimento está intimamente ligado às migrações internacionais.  Seu objetivo é dar visibilidade a experiências de interculturalidade que ocorrem por meio da gastronomia tradicional e a inovação criativa como uma expressão de diversidade.

As inscrições estarão abertas de 3 de abril a 15 de julho, na plataforma Mapa IberCultura Viva. Podem participar pessoas maiores de 18 anos de nacionalidade e residência em algum dos 22 países ibero-americanos. As 10 melhores propostas receberão prêmios de US$ 500 cada.

As pessoas interessadas em participar do concurso devem enviar uma receita (tradicional, ancestral e/ou significativa) de sua comunidade de procedência, contando a história por trás dela e de que forma essa receita se insere na comunidade de acolhida, no contexto de uma experiência migratória. Pode-se complementar o formulário de inscrição com um vídeo de realização não profissional (com até 5 minutos de duração) que mostre como se elabora a receita, o entorno, etc.

Entre os critérios de seleção estão a representatividade da preparação para a comunidade de origem; o processo de interculturalidade na experiência de inserção na comunidade receptora; a originalidade da história; a origem da receita, os ingredientes e sua história, a presença de significados e valores associados.

(* Texto atualizado em 3 de junho de 2019)

 

Presentamos "Sabor a Iberoamérica"

¿Y si las recetas contaran historias? Si te gusta la cocina y/o perteneces a una comunidad migrante, presta atención. El concurso #SaborAIberoamérica, que presentamos junto a Ibercultura Viva, Iber-Rutas e Ibercocinas, Tradición e Innovación premiará las mejores historias de recetas tradicionales de comunidades migrantes. Presenta tu receta escrita o en video hasta el 1/JUNIO. 🍲🍲 +Info>> http://ow.ly/3t6g30ois7uE se as receitas contassem histórias? Se gosta da cozinha e acha que a migração enriquece a nossa região, preste atenção. O concurso #SaborAIberoamérica, que apresentamos junto ao Ibercultura Viva, Iber-Rotas e #Ibercocinas premiará as melhores histórias de receitas tradicionais de comunidades migrantes. Apresente sua receita escrita ou em vídeo até o dia 1º/JUNHO. 🍲🍲 +Info>> http://ow.ly/v5UZ30oiseK

Publicado por Secretaría General Iberoamericana (SEGIB) em Quarta-feira, 3 de abril de 2019

 

Confira o regulamentohttps://bit.ly/2uD68DZ

Inscriçõeshttps://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/76/  (em português)

https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/75/ (en español)

 

Como registrar-se no Mapa IberCultura Vivahttp://iberculturaviva.org/manual/

Consultas:  programa@iberculturaviva.org

 

Leia também:

Como inscrever-se no concurso Sabor à Ibero-América, que premiará receitas de comunidades migrantes

 

Tags | , ,